Marques de Melo lança livro no aniversário do Curso de Comunicação

Nesta segunda-feira, 20, José Marques de Melo esteve no Gabinete da Reitora e na Edufal para uma visita de cortesia. Marques lança livro sobre meio século de Jornalismo nesta quarta-feira, 22. O jornalista é patrono da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Marques de Melo vai lançar livro em Maceió nesta quarta-feira

O jornalista e professor José Marques de Melo visitou na manhã desta segunda-feira, 20, a reitora Ana Dayse Dórea, onde conversaram sobre a realização da IV Bienal, educação de uma forma geral e o papel da universidade na sociedade. A reitora manifestou a  alegria  e satisfação por ter o renomado jornalista como patrono da IV Bienal Internacional do Livro, que será realizada em outubro.

Acompanhado da esposa, Maria Silvia Marques de Melo, o professor José Marques de Melo fez também uma visita à Editora Universitária, onde foi recebido pela diretora Sheila Maluf.  “Honrarei o convite feito pela Ufal para ser patrono da Bienal. Por ser alagoano, esse convite representa para mim um resgate”, disse o professor.  José Marques de Melo nasceu em Palmeira dos Índios, mas viveu em Santana do Ipanema até os 16 anos de idade, de onde saiu, em 1959, para estudar no Recife.

Durante a visita, José Marques de Melo falou com a assessoria de comunicação da Ufal  sobre o fim da obrigatoriedade para o exercício da profissão de jornalista,  dizendo que é um retrocesso porque piora o jornalismo brasileiro.”Até 1969 o mercado de trabalho era infestado de aventureiros,  porque ser jornalista tinha suas benesses,  como desconto em imposto de renda, por exemplo.  A Lei do Diploma, a partir de 1969, saneou a profissão, porque ser jornalista não é só escrever,  é ter conteúdo, adquirido com a formação superior na área”, enfatizou Marques de Melo.

Apesar disso, José Marques declarou que o fim da obrigatoriedade do diploma não vai enfraquecer os cursos de jornalismo. “Muito pelo contrário, haverá sim o fortalecimento das boas escolas, tanto públicas como particulares, aumentando assim,  a competitividade. Vão sobreviver aqueles que formam  bem o profissional”, opinou o professor. Ele informou que existem no Brasil 350 cursos de Jornalismo.

Lançamento do Livro e debate

Dando início às comemorações de seus 30 anos, o Curso de Comunicação Social da Ufal, promove um painel de debate, com noite de autógrafo, no dia 22, às 19h, no Auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares.

Centralizada em torno do lançamento, em Maceió, do livro “Vestígios da travessia: da imprensa à internet - 50 anos de jornalismo", do conhecido internacionalmente professor-pesquisador e jornalista, José Marques de Melo, a programação enfoca a importância da formação dos profissionais de comunicação social e o sentimento de apreensão enfrentado pela maioria dos jornalistas face à extinção da obrigatoriedade do diploma.

A programação será iniciada com a apresentação do autor e do livro pelo desembargador, jornalista e membro da Academia Alagoana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Antonio Sapucaia.

Em seguida, as atividades prosseguirão com um painel, reunindo o autor e os jornalistas Valdice Gomes da Silva, Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e Vice-Presidente Regional Nordeste II da FENAJ, Sidrack Ferreira da Silva, Presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Alagoas e Ricardo Coelho de Barros, Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFAL, como moderador do debate.

Leia mais sobre o autor e o livro