Quatrocentos diretores encerram Pós-graduação em Gestão Escolar

Mesa da solenidade

Com informações da Agência Alagoas

Em solenidade realizada no último sábado, 18, no Centro de Convenções, foi encerrado o Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. Representaram a Ufal na formatura, os professores Graça Tavares, Elza Maria da Silva e Paulo Mercado.

Quatrocentos diretores escolares das redes estadual e municipais de ensino  receberam  a certificação do curso,  ofertado por meio da parceria entre Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL).

Para o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, a parceria continua sendo o melhor instrumento para alcançar objetivos comuns. “A iniciativa da SEE, de capacitar seus gestores, não seria viabilizada sem a participação do MEC, da Ufal e da Undime”, destacou.

Teófilo acredita que essa formação não ficará na primeira turma. “Vamos trabalhar para manter esse curso de pós-graduação de forma continuada, para que a totalidade dos diretores da rede pública em Alagoas tenha acesso a esses conhecimentos, a essa formação tão necessária às boas práticas pedagógicas e administrativas e, consequentemente, ao bom desempenho da gestão escolar”, afirmou o secretário.

O curso teve duração de um ano e foi a primeira turma de especialização feita à distância, com momentos presenciais, pelo menos uma vez a cada mês. Foram beneficiados 400 diretores. Destes, 200 são da rede pública estadual e os outros 200 do conjunto dos municípios.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica visa contribuir com a formação efetiva de gestores educacionais das escolas públicas, de modo a colaborar para a melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica. O curso tem como princípio norteador a gestão democrática das unidades escolares, e busca melhorar a aprendizagem através da valorização do direito à educação como um direito universal.