Sobre o autor e o livro

Livro de Marques fala sobre meio século de jornalismo

Sobre o autor

A trajetória intelectual de José Marques de Melo começa em 1959, no sertão de Alagoas, como repórter comunitário e agente cultural. Prossegue na cidade do Recife, onde se engaja na vida profissional, diplomando-se em Jornalismo. Marques foi incluído na galeria dos repórteres agraciados com o Prêmio Esso de Jornalismo.

Optando pela carreira acadêmica, transfere-se para São Paulo, onde funda o Departamento de Jornalismo da Universidade de São Paulo, defende a primeira tese de doutorado em Jornalismo no país e se dedica integralmente ao ensino e à pesquisa na área, culminando com a eleição para Diretor da Escola de Comunicações e Artes.

Referência inquestionável do campo da Comunicação, jornalista, professor, pesquisador, escritor e também Bacharel em Direito, José Marques de Melo, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (2003),  homenageado por várias instituições nacionais e estrangeiras, impressiona não somente por sua trajetória acadêmica e por sua ampla produção intelectual (mais de meia centena de livros e coletâneas e mais de uma centena de artigos em periódicos científicos do país e do exterior), mas também pelo seu papel de destaque nas organizações de pesquisa e atividades científicas, além de sua notável contribuição na definição e na consolidação da Graduação e Pós-Graduação em Comunicação no Brasil.

Já atuou como pesquisador, professor visitante e proferiu conferências em várias universidades estrangeiras. Fundou e presidiu a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e a Rede Alfredo de Carvalho de História da Mídia.

Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação, preside a Comissão Nacional para a Reestruturação do Ensino de Jornalismo no Ministério da Educação.

Foi recentemente indicado para receber o Prêmio Internacional de Comunicador da Paz 2009.

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - programou nas atividades de seu Congresso Nacional, em setembro, em Curitiba, o Simpósio Internacional sobre a Trajetória Intelectual de José Marques de Melo

Em novembro deste ano, a Editora da Universidade Federal de Alagoas inaugura em Maceió a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, tendo como seu Patrono em 2009 o Professor Marques de Melo.

Sobre o Livro

“Vestígios da travessia: da imprensa à internet - 50 anos de jornalismo, 2009, São Paulo – Ed. Paulus, Maceió - Edufal, 303 páginas” trata de trajetória do alagoano José Marques de Melo, desde seu tempo de estudante em 1953 até os dias atuais como jornalista e professor. Através de seus textos jornalísticos é possível analisar como trabalhava a mídia nas décadas passadas e compará-la com a dos dias de hoje.

Essa antologia, produzida pela Editora Paulus, consorciada com a Editora da Universidade Federal de Alagoas, Edufal, contém relato memorialístico, documentando por coletânea de sua produção em jornais e revistas, além de textos alusivos ao autor, escritos por Audálio Dantas, Antonio Sapucaia, José Geraldo Wanderley e Luitgarde Cavalcanti Barros.

Juntamente com as obras “Jornalismo: compreensão e reinvenção”, e “Jornalismo: forma e conteúdo”, também de autoria do Prof. Dr. Marques de Melo e publicadas ainda este ano, respectivamente, pela Editora Saraiva e pela Difusão Editora, insere-se nas atividades alusivas ao jubileu de ouro desse Autor. Uma trilogia que atualiza e caracteriza seu pensamento jornalístico.