Ufal orienta criação de Núcleo Tecnológico na Uncisal

Cressoni orienta a criação do NIT na Uncisal

Diana Monteiro – Jornalista

Uma reunião coordenada pelo professor José Carlos Cressoni, da Pró–reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propep) e coordenador do NIT da Ufal, com a participação de  representantes da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), definiu esta semana a implantação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) naquela instituição estadual de ensino superior, que terá como coordenador o professor Pedro de Lemos Menezes.

A reunião de trabalho ocorreu na Biblioteca da Uncisal, e foi aberta pelo reitor André Falcão que ressaltou a importância de um Núcleo de Inovação Tecnológica na instituição.  Direcionando os trabalhos para o funcionamento do NIT da Uncisal  Carlos Cressoni  ressaltou que o primeiro passo é a regulamentação jurídica, para daí então a instituição poder concorrer a editais.

“No que se refere a Propriedade Intelectual (PI) deve constar que os pesquisadores não podem publicar sem autorização e que mais importante que publicar é patentear o invento. É preciso desenvolver a cultura de patentear, proteger e licenciar a pesquisa, para garantir os resultados das pesquisas em inovação tecnológica”, afirma Cressoni.

Acrescenta o professor, que o segundo passo para implantação de um NIT é a capacitação da equipe. Ele recomendou à equipe da Uncisal a participação em cursos promovidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. “ A Ufal vem participando de cursos e atividades de NITS, no Brasil e no exterior”, disse Cressoni

O professor Cressoni, na próxima semana,  estará na Unicamp no curso da Inova que tratará sobre Licenciamento em Tecnologia. Na oportunidade, ele  informou que de 17 a 21 de agosto, durante os dois horários, estará ocorrendo na Federação das Indústrias do Estados de Alagoas, um curso básico do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual Privado. O curso dispõe de 30 vagas e a Uncisal participará com cinco representantes.

Aprovação de patentes

Cressoni explicou que a aprovação de uma patente leva cinco anos, em média, no Brasil. Mas isso não impede que o invento seja licenciado. A patente só pode ser concedida se o produto ainda não for de conhecimento público.

Outra recomendação feita pelo pesquisador é dar  visibilidade ao núcleo e um dos passos é filiar-se ao Fórum de Gestores de Tecnologia (Fortec) e participar da Rede de Propriedade Intelectual.

Para dinamizar as ações do futuro NIT da Uncisal, Cressoni recomendou ainda aos participantes fazer o mapeamento dos pesquisadores da área em desenvolvimento tecnológico da instituição. “A Ufal já está com 80 por cento do mapeamento feito, o que significa a identificação de 60 a 70 pessoas pesquisadoras dessa área”, enfatiza o coordenador.

A reunião de trabalho resultou na definição de uma equipe para elaboração da portaria do NIT/Uncisal formado pelos professores Renato Glauco de Souza Rodrigues ,Claudemir Pereira dos Santos, Ricardo Alexandre  de Lima, Adriana di Martella Orsi, José Tenório Gameleira e Eraldo Alves.

Pesquisa

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Federal de Alagoas existe desde janeiro de 2006 e foi criado por meio de fomento da Financiadora de Estudos e projetos (Finep).

Para as atividades na área, a Ufal dispõe também do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). “O programa objetiva estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias. O PIBITI estabelece maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e inovações desenvolvidas na graduação e pós-graduação”, enfatiza Cressoni.

O professor destaca também que o programa possibilita ao bolsista uma aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimula o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade. “Para solicitar a quota PIBITI é necessário um pesquisador com título de Doutor, com produção tecnológica e experiência em atividades de geração e transferência de tecnologia”, explica Cressoni. Mais informações na Propep – prédio da Reitoria, Campus A. C. Simões.