Últimos dias para participar do programa Google Books

Mais de 200 autores da Edufal já autorizaram títulos para divulgação

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) prorrogou o prazo para os autores subscreverem à parceria entre a Editora e o Portal de Buscas Google. Se desejarem participar da iniciativa, os pesquisadores deverão comparecer à sede da livraria, no prédio da Reitoria, até o dia 17 julho, para assinar o termo de autorização. A intenção é que até o fim deste ano boa parte do acervo já esteja disponível para consulta na internet.

O Google Books é uma ferramenta de pesquisa de livros mundialmente conhecida. Ela possibilita aos usuários da internet pesquisar títulos, analisar índices, ler trechos do livro e manter uma biblioteca de favoritos. Quase como numa visita física à livraria, o mecanismo proporciona ao cliente uma análise mais completa da obra antes da decisão de compra. Se gostarem do que viram, ele poderá seguir os links e efetuar a transação, diretamente no site da editora, ou mesmo em revendedoras on-line conhecidas.

Autores clássicos e consagrados integram o acervo de títulos on-line, como o crítico literário Harold Bloom e os filósofos Gilles Deleuze e Umberto Eco. Mais informações sobre Pesquisa de Livros do Google podem ser conferidas no site www.google.com/books.

Agilidade na busca

Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o Google para pesquisar sobre vários assuntos. Mas os livros disponíveis na internet podem ainda ser difíceis de encontrar. Muitas vezes, é necessário saber o título, nome do autor, ou alguma outra pista para encontrar um livro que se queira adquirir. A Pesquisa de Livros do Google veio para mudar isso. Trata-se de um programa internacional de vendas e marketing que inclui os livros cadastrados nos resultados da pesquisa.

Quando um livro é submetido ao Programa de parceiros, o conteúdo é indexado pelo Google. Sempre que alguém utilizar a Pesquisa de Livros do Google e colocar palavras e frases que estejam em qualquer parte do livro, eles aparecerão nos resultados de pesquisa. Os livros também poderão aparecer na Pesquisa do Google quando tiverem informações relevantes à pesquisa realizada.

Conteúdo protegido

Quando um livro é digitalizado como parte do Programa para parceiros, a editora decide o quanto do livro será disponibilizado como amostra, o que equivale a 20% do conteúdo. Serão disponibilizadas apenas informações bibliográficas básicas sobre os livros. Em alguns casos, também serão disponibilizados alguns trechos do livro, apenas duas ou três frases em torno do termo pesquisado.

Para proteger os livros, as funções de impressão e de cópia das imagens estarão desativadas em todas as páginas de Pesquisa de Livros do Google. Todos os livros autorizados do Catálogo Edufal serão hospedados nos servidores do Google e protegidos pela mesma segurança dos dados.