Aprovado Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes africanos

Estudante Jaquelino Lopes Varela | nothing
Estudante Jaquelino Lopes Varela

Keith Ingryd Barbosa - Estagiária de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Universidade de Cabo Verde, recebeu a aprovação da Capes, para a execução de um novo programa que está trazendo universitários de Cabo Verde para estudar em Alagoas. O Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes Caboverdeanos, visa aprimorar e incentivar o apoio do Brasil na formação científica de estudantes desses países africanos.

O orientando Jaquelino Lopes Varela, estudante de  Biologia recém-chegado de Cabo Verde, desenvolverá seu projeto no período das férias acadêmicas de Cabo Verde, agosto e setembro. O bolsista será orientado pelo professor José Teodorico Araújo Filho, em um projeto sobre “Produção e valor nutritivo do milheto (Pennisetum glaucum) cultivado com diferentes fontes e doses de nitrogênio”.

O milheto é uma planta que se adapta bem a vários tipos de solos, apresentando boa persistência em solo de baixa fertilidade e déficit hídrico, embora responda com ótimas produtividades em solo de média a boa fertilidade e adubação. Não resiste a geadas e solos encharcados.

Espera-se com esta pesquisa, demonstrar a viabilidade prática e econômica do uso da cultura do milheto como forrageira, avaliar a qualidade bromatologica, demonstrando sua viabilidade, visando a sua adoção como forrageira pelos criadores de ovinos e caprinos de Alagoas.O projeto será desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, localizado no município de Rio Largo.