Bolsistas dos Programas PIBIC e PIBITI se reúnem nesta sexta

Os bolsistas do Pibic e do Pibiti vão participar da cerimônia de instalação dos programas para o biênio 2009/2010 que será realizada nesta sexta-feira, 14 de agosto, às 19 h, no auditório do Espaço Cultural, na praça Sinimbú.

A solenidade vai contar com as presenças da reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, da Secretária de ciência e Tecnologias, Kátia Born, e do presidente da Fapeal, Tadeu Muritiba. Durante a programação, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Professor José Carlos Cressoni, fará uma apresentação das atividades de propriedade intelectual e do programa de Inovação Tecnológica – Pibiti. A professora Silvia Uchoa também vai expor o desenvolvimento da Iniciação Científica na universidade.

Depois das apresentações, acontece a assinatura do termo de Concessão entre CNPq, Fapeal e Ufal. Continuando a programação, o professor Guilherme Plonski, da USP, fala sobre o novo papel da academia. Encerrando as atividades da noite, o professor Ronaldo Mota profere a aula Magna, com o tema: “A construção do conhecimento científico e tecnológico”.

Iniciação Científica

A Ufal teve um aumento, este ano, de 14% de cotas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O Conselho do CNPq concedeu trinta bolsas adicionais ao Pibic da Ufal, passando a um total de 248 bolsas do CNPq, no período de 01 de agosto de 2009 a 31 de julho de 2010. Ao todo, a Ufal passa a ter 382 bolsas de iniciação científica, contando com as cotas da Ufal e da Fapeal, e mais 188 colaboradores.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, este programa tem se mostrado crucial para o desenvolvimento da pesquisa científica no Estado de Alagoas. “Este incremento está em perfeita sintonia com o investimento feito pela Ufal em pesquisa, já que é feita uma significativa contrapartida de bolsas para estudantes de graduação, através do orçamento institucional”, destaca Tonholo.

Essas novas bolsas vão ser distribuídas prioritariamente para as áreas estratégicas do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010, a seguir: Biotecnologia e Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Insumos para a Saúde, Biocombustíveis, Energia Elétrica, Hidrogênio e Energias Renováveis, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos Naturais, Amazônia e Semi-Árido, Meteorologia e Mudanças Climáticas, Programa Nuclear e Defesa Nacional e Segurança Pública.

Inovação Tecnológica

Em relação ao PIBITI, para o biênio 2009/2010, foram aprovadas 20 bolsas. A professora Silvia Uchoa lembra que a Ufal foi uma das pioneiras a participar dos editais de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. "O PIBITI tem um viés voltado para inovação, onde os professores estão aptos a desenvolver produtos inovadores ligados ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal, que incentiva e coordena a participação de professores. Isso mostra uma mudança na pesquisa. Esses projetos não são pesquisa pura, mas inovação em diversas áreas onde serão aplicados”, explica.

Este preparo, segundo a professora, se reflete principalmente na diminuição do tempo que os estudantes passam na graduação e numa qualidade maior quando eles são aprovados nos diversos cursos de pós-graduação. “Os alunos não só fazem pós-graduação aqui como se dão muito bem em outros estados e também na iniciativa privada”, afirma.