Casa da Palavra conclui curso de Emergência

Simulação de acidente

Cícero Santana – Alagoas em Tempo Real

Os alunos de Medicina, do 4º ao 6º ano, da Universidade Federal de Alagoas e da Uncisal, concluintes do curso de Emergência Clínico e Cirúrgico, realizado pela Casa da Palavra, participaram na manhã desta segunda-feira de uma simulação de incêndio, realizada em um estacionamento no início da ladeira do Brito, quando foi ateado fogo em um veículo capotado, com várias pessoas em seu interior.

Segundo informou o professor Ricardo Nogueira, o curso, o único realizado no Nordeste, tem como finalidade mostrar aos 160 alunos de Medicina, das duas universidades e também a alguns médicos formados que faziam reciclagem, como devem ser feitos os primeiros socorros em casos de acidentes de trânsito com vítimas.

Já para o médico Frederico Mansur, que coordenou a simulação, o trabalho mostrou também a necessidade do Corpo de Bombeiros instalar mais postos em diversos locais da cidade para facilitar a chegada do socorro em tempo hábil, não comprometendo a vida dos acidentados. Na simulação, os veículos do Corpo de Bombeiros se deslocaram da praça dos Martírios e em menos de 10 minutos se encontravam no local da ocorrência.

Centenas de curiosos pararam para ver a simulação, principalmente quando o veículo começou a pegar fogo, o momento mais difícil do salvamento. Todo trabalho foi cronometrado e atendeu ao tempo de socorro estabelecido que é de dez minutos para a chegada no local, conforme explicou o médico Frederico.

Curso mais velho

Segundo explicou o coordenador, professor Ricardo Nogueira, "esse curso é o mais velho do Nordeste e tem 24 anos de existência. As aulas tiveram uma duração de 17 dias. Oito alunos participaram da simulação e 160 ficaram como expectadores, ouvindo atentamente a aula prática do instrutor. Com isso, queremos dizer que ao concluírem o curso de medicina, eles já terão uma dimensão da situação de emergência no socorro às vítimas de acidentes de trânsito que vem acontecendo com frequência no estado". A simulação foi concluída com um banho de água nos participantes e nos expectadores.