Concurso para docentes marca primeira etapa do Campus do Sertão


- Atualizado em
Professora Edméia Nunes, diretora acadêmica do Campus Sertão
Professora Edméia Nunes, diretora acadêmica do Campus Sertão

Diana Monteiro - jornalista

O pontapé inicial da expansão da Universidade Federal de Alagoas para o Sertão foi dado esta semana com a realização, no dia 3 de setembro, do primeiro concurso para docentes. As 28 vagas ofertadas para essa primeira etapa estão sendo disputadas por 92 candidatos, sobressaindo-se como setor de estudo mais concorrido “Sociedade, Natureza e Desenvolvimento”.

As demais áreas de estudos disputadas pelos candidatos são as seguintes: “Educação: política e organização da educação e profissão docente”; “Educação: gestão educacional e práticas educativas”; “Educação: desenvolvimento e aprendizagem”; “Libras”; “Comunicação: lógica, técnicas e tecnologias”; “Produção do conhecimento: ciência e não ciência”; “Matemática e Física”; “Arquitetura e expressão gráfica”; “Mecânica computacional e estruturas”; “Economia e gestão”; “Gestão econômica e financeira”; “Estratégias e organização”; e “Métodos estatísticos e probabilísticos”.

 

O Campus do Sertão entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2010. O concurso já começou a mudar a rotina daquela região, com as pousadas lotadas por candidatos que disputaram as vagas oferecidas.

O campus sertão terá sede no município de Delmiro Gouveia,  com Polo em Santana do Ipanema. Os sertanejos que precisam buscar as cidades de Paulo Afonso, na Bahia, ou Arapiraca, no agreste de Alagoas, para frequentar um curso superior, vão ter a oportunidade já a partir de 2010 de estudar sem sair do sertão alagoano.

Além dos 92 candidatos, 14 bancas examinadoras estão envolvidas no concurso e a Ufal, através das Pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e Graduação (Prograd), estão mobilizando uma equipe de 50 pessoas para o suporte necessário ao concurso. O concurso de docentes se realizará em Delmiro Gouveia no Colégio Estadual Wotson Clementino de Gusmão Silva, localizado na Rua Henrique Dias, s/n – Bairro Novo.

As vagas para o segmento docente contemplarão os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Pedagogia, Letras, Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. São ofertadas à sociedade no Processo Seletivo que irá acontecer em novembro deste ano 560 vagas nos turnos diurno e noturno.  Destas vagas, 80, são destinadas ao Polo Santana de Ipanema, que funcionará com os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

As obras do Campus Sertão iniciaram oficialmente no dia 27 de novembro de 2008 com a colocação da pedra fundamental. A reitora Ana Dayse Dorea destacou o investimento de R$ 5 milhões e 800 mil a ser feito nessa nova etapa da expansão da Ufal. A diretora Edméia Nunes Sena Santiago informa que o Campus já tem um escritório funcionando em Delmiro Gouveia, situado na Rua C, no bairro Eldorado. Mais informações pelo telefone 3641 -1935.

Leia também: Entrevista da Reitora Ana Dayse Rezende Dorea sobre a expansão