III Mostra de Artes de Comunicação na Biblioteca
- Atualizado em
Madalena Fernandes - estagiária de Jornalismo
Com o tema “Tecnologias de Comunicação e Experiência Estética”, o Curso de Comunicação Social realiza uma exposição até 11 de setembro, na Biblioteca Central. A exposição é integrante da III Mostra de Artes da Comunicação, onde serão apresentados à comunidade acadêmica trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos, técnicos e professores.
O evento tem como objetivo debater a relação entre a comunicação e as novas tecnologias para despertar e estimular o uso de novas mídias como forma de expressão artística, além de fazer uma análise sobre o que as tecnologias oferecem à sensibilidade humana e o que proporcionam em termos de criação estética.
A III Mostra de Artes contará ainda com um ciclo de debates que será realizado entre os dias 8 e 11 de setembro, sempre a partir das 14h30, exibindo também os melhores trabalhos de pintura, fotografia, desenho, artes gráficas, dança e música.
De acordo com o diretor do ICHCA, professor Ronaldo Bispo, a III Mostra de Artes é importante por discutir um tema que não recebeu atenção em Alagoas. “As novas mídias podem proporcionar e incentivar a utilização da tecnologia como forma de expressão artística”, explica ele.
Programação
A programação dos debates será aberta na terça-feira, 08 de setembro, às 14h30, com fala do professor Ronaldo Bispo explicando o tema geral da mostra “Tecnologias de Comunicação e Experiência Estética”.
Em seguida – às 15h – o jornalista Guilherme Lamenha apresenta, junto com Larissa Lisboa e Alice Jardim, novos meios e formatos contemporâneos para cobertura cultural. À noite, a partir das 18h50, Glauber Xavier, representante do grupo Saudáveis Subversivos, Lis Paim e Nataska Conrado, do cineclube Tela Tudo, discutem maneiras de inclusão através da arte.
A quarta-feira, 09, inicia às 14h30 com a presença dos músicos Wado, Vitor Pirralho e Marcelo Marques. Os três relatarão suas experiências no cenário musical alagoano, dando ênfase a maneiras para difusão de seus trabalhos pelos meios digitais de comunicação. À noite o assunto é literatura. Os professores Marcus Vinicius, Susana Souto e o escritor Leo Cardoso discutirão a aplicação do gênero aos novos meios.
No penúltimo dia, a partir das 14h30, será exibido o filme “Good Copy, Bad Copy”, de Andreas Johnsen, Ralf Christensen e Henrik Moltke. O documentário é sobre direitos autorais em tempos de novas mídias. Após a sessão, haverá um debate sobre o tema com Sidney Rêgo, advogado especialista em propriedade intelectual. Às 18h50, Daniel Nunes apresenta seus trabalhos que envolvem arte, tecnologia e convergência de novas mídias.
Na sexta-feira, às 14h30, a professora Nina Velasco encerra o ciclo de debates com uma palestra sobre novas perspectivas na arte e tecnologias.
Todos os dias, no intervalo entre as palestras, serão apresentados trabalhos inscritos como criações audiovisuais, teatro, dança, música ou performances que envolvam mais de uma linguagem.
Aniversário de 30 anos
Este ano o Curso de Comunicação Social vai desenvolver uma programação especial em comemoração aos seus 30 anos de existência. Nesta terça-feira, 25, haverá a re-inauguração da sala dos professores com apresentação de vídeos e troca de experiências. Na quinta, 27, às 17h, o futuro do curso será foco de debate, na sala de Recursos Áudio Visuais (RAV).
Com a decisão do Superior Tribunal Federal de não haver exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão, o professor Ronaldo Bispo afirma que continua a incentivar os alunos a fazerem o curso de Comunicação, porque “independentemente de diploma o curso continuará o mesmo. Afinal para o exercício é importante o aluno dominar bem aquilo que faz”, finaliza o professor.
Leia também: Polo Palmeira comemora do Dia do Psicólogo