Orla da Ponta Verde amanhece mais colorida no Dia do Folclore

A bela paisagem da orla de Ponta Verde amanheceu ainda mais colorida neste sábado, 22, para comemorar o Dia Internacional do Folclore. A partir das 4h da manhã, foi aberta a exposição do artista plástico Salles, ao lado da Barraca Lopana.


- Atualizado em
Exposição coloriu ainda mais a Ponta Verde
Exposição coloriu ainda mais a Ponta Verde

Lenilda Luna - jornalista

As tradicionais velas dos jangadeiros alagoanos foram transformadas em telas para as pinturas do artista, representando peças do acervo do Museu Théo Brandão, como os ex-votos, os bonecos de barro, o trio nordestino, etc.

Coloridas e balançando ao vento, num dia de muito sol e céu azul, contrastando com o cor do mar, as velas da exposição chamaram a atenção de quem passava pela orla. Turistas de várias partes do Brasil pararam para tirar fotos e observar as pinturas.

“Essa exposição faz parte da segunda edição do projeto ‘O Museu vai às Ruas’ e é uma forma de divulgar o que existe no museu e convidar as pessoas para conhecê-lo, além de abrir novas oportunidades para expor o trabalho dos artistas alagoanos”, disse Salles.

O artista ressaltou também a necessidade de outros empresários apoiarem exposições em estabelecimentos ou até ao ar livre. “Em Alagoas, ainda nos ressentimos da pouca quantidade de galerias e da pouca visitação à esses espaços, por isso precisamos criar alternativas para que nosso trabalho seja conhecido”, diz o artista.

Segundo a diretora do Museu Théo Brandão, Leda Almeida, as 15 telas de Salles ainda vão ser vistas em vários lugares durante o mês de agosto. “Vamos levar a exposição para outros locais de circulação de pessoas, entre eles, o campus da Ufal, em Maceió”, avisou Leda.

A meta de atrair visitantes para o museu foi atingida. No sábado, duas turistas gaúchas tinham acabado de chegar de Porto Alegre e foram logo aproveitar o dia de sol na praia. Quando viram a exposição, resolveram incluir o museu no roteiro da viagem. “Viemos à Maceió para conhecer as famosas praias, mas agora estamos vendo que também existe muita riqueza cultural para ser conhecida. Vamos visitar o Museu esta semana”, disse Clara Flores.

O museu Théo Brandão ficou aberto durante todo o sábado. Muitas pessoas saíram da praia direto para a casa da gente alagoana, interessada em conferir as peças que o artista tinha representando nas velas.

Assista à matéria da TV Gazeta e da TV Pajuçara sobre o assunto.