Termina nesta quinta o prazo para avaliação da Universidade

Alunos, professores e técnicos ganham uma prorrogação para avaliar a Universidade. A avaliação online deve ser feita no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

A avaliação é obrigatória para a instituição e será realizada até o final de setembro, sendo parte da avaliação geral do MEC, como o Enade. A Autoavaliação Institucional faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), que abrange todas as instituições de educação superior do país. Ela é de caráter permanente e visa o desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda os interesses da comunidade. Após a prorrogação, termina nessa quinta-feira, 15 de outubro, o prazo para estudantes, professores e técnicos avaliarem a Universidade.

A avaliação tem por objetivo identificar as causas de problemas e deficiências da instituição, aumentar a consciência pedagógica e capacitação profissional dos docentes e funcionários, fortalecer relações de cooperação, julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição, prestar contas à sociedade e efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade. Visa ainda o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, oferecendo subsídios para a tomada de decisão, o redirecionamento das ações, a otimização e a excelência dos processos e resultados da Ufal, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa.

De acordo com a professora Luciana Santa Rita, coordenadora da CPA, este é o primeiro passo para melhorias e avaliação de novas propostas que envolvam plano institucional, políticas de extensão, responsabilidade social e o processo de auto-avaliação, e de infraestrutura da Ufal. “É importante que se tenha essa cultura de avaliação, pois é ela quem irá ajudar a rever o cenário em que está a Ufal, para que façamos um plano de correção e melhorias”, comenta.

Informações pelo link no site da Ufal ou pelo telefone 3214-1085.