Campi Maceió e Arapiraca sediam Congresso Acadêmico em novembro


- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

 

A Universidade Federal de Alagoas promove de 23 a 28 de novembro nos Campi Maceió e Arapiraca a VI Edição do Congresso Acadêmico nos Campi Maceió e Arapiraca, com a temática “Excelência Acadêmica com Inclusão Social”. A alteração da datafoi resultado de uma proposta da comissão organizadora do evento, que levou em consideração uma agenda densa de eventos importantes que ocorrerá na Ufal durante o mês de outubro, a exemplo da IV Bienal Internacional do Livro, de 30 de outubro a 8 de novembro.

 

O vice-reitor Eurico Lôbo, coordenador geral do Congresso Acadêmico, informa que, com a mudança para o mês de novembro, a comissão terá um tempo maior para estruturar o evento, ampliando a divulgação junto à comunidade universitária e às escolas locais. Mesmo com a mudança de data, o evento manterá a mesma estrutura organizacional. Eurico acrescenta que o objetivo principal  é mostrar para a comunidade acadêmica  e a sociedade alagoana a produção científica e tecnológica desenvolvida pelos três segmentos universitários: estudantes, professores e servidores técnicos. “Na verdade estamos fazendo uma prestação de contas para a comunidade de uma forma geral”, enfatiza.

 

No congresso de 2008 foram inscritos 1.790 trabalhos, e a previsão é que o de 2009 tenha um crescimento superior a 20% em relação ao do ano passado. O coordenador solicita aos docentes que durante a realização do Congresso Acadêmico incluam o evento dentro de suas atividades do curso. A programação contempla mini-cursos, apresentação de trabalhos palestras, conferências e mesas redondas e cria uma dinâmica interna promovendo um maior intercâmbio entre os alunos.

 

Atividades

 

As atividades do Congresso Acadêmico têm início do dia 23 de novembro com uma conferência de abertura, às 9 horas, no auditório do antigo Csau.  No mesmo dia à tarde até a quarta-feira, dia 25, as atividades se centralizarão nas unidades acadêmicas com a mostra da produção acadêmica desenvolvida através dos Programas Pibic e Pibit, monografias e trabalhos de extensão.

 

De quinta-feira a sábado, as 22 unidades acadêmicas promovem palestras, mini-cursos e conferências. No sábado, dia 28, durante toda manhã haverá a apresentação de trabalhos desenvolvidos dentro da modalidade Educação a Distância. De acordo com Eurico Lôbo, a exemplo dos anos anteriores, além da mostra científica, o congresso terá uma programação artístico-cultural, como a Semana de Cultura Africana e apresentação de artistas da comunidade acadêmica.

 

“Cada unidade acadêmica terá que constituir uma comissão para a avaliação e seleção dos trabalhos que concorrerão à premiação que ocorrerá no sábado, dia 28, durante a cerimônia de encerramento”, adianta o coordenador do evento.