Campus Arapiraca comemora três anos com ampliação e cursos noturnos
O Campus Arapiraca completa neste mês de setembro três anos de instalação, definindo novos projetos e metas para 2011, quando forma as primeiras turmas. “Teremos cursos noturnos, a exemplo de algumas Licenciaturas e Administração de Empresas, além de novos cursos, prédios e melhor estrutura de laboratórios e equipamentos”, diz a reitora Ana Dayse Dorea, ao comemorar a primeira fase de expansão da Universidade Federal de Alagoas que contemplou a Região Agreste do Estado.
- Atualizado em
“É uma satisfação muito grande realizar esse sonho de oferecer novas oportunidades de inclusão no ensino superior público, gratuito e de qualidade a tantos jovens que não teriam condições de estudar na capital”, destaca a reitora. Os números comprovam: 1820 estudantes matriculados nos 16 cursos de graduação ofertados, assim distribuídos: Arapiraca - 11 cursos com 1400 alunos; Polo Penedo: Engenharia de Pesca e Turismo com 150 alunos; Viçosa: Medicina Veterinária, com 120 alunos; e Palmeira dos Índios, Psicologia e Serviço Social, com 150 alunos. “Os cursos de Engenharia de Pesca, Turismo e Medicina Veterinária só oferecemos no interior atendendo a vocação natural de cada região”, destaca Ana Dayse.
Os Pró-reitores fazem visitas constantes à sede do Campus e aos Polos para acompanhar de perto as demandas da comunidade acadêmica. Além disso, a reitora Ana Dayse e o vice-reitor Eurico Lôbo, acompanhados pela assessoria técnica, foram à Arapiraca e a cada um dos Polos para reuniões com professores e técnicos, a fim de conhecerem de perto os projetos de sucesso e as dificuldades enfrentadas por todos em um campus que ainda está em fase de implantação.
Em estrutura física, o Campus Arapiraca também apresenta crescimento, contemplando seus alunos, professores e servidores técnicos com melhores condições para as aulas teóricas e práticas. Na sede, em Arapiraca, já estão funcionando novas salas de aula e o Laboratório de Anatomia e Almoxarifado de Produtos Químicos; em Palmeira dos Índios, está em andamento a construção do novo bloco de salas de aula, salas de permanência de docentes e núcleos de pesquisa; em Viçosa, já foi concluída a adaptação do Laboratório de Química, prédio de salas para docentes e será iniciado o Hospital Veterinário; e em Penedo, a recuperação do “Sobrado dos Lessa” ,pelo IPHAN, trará novos espaços de extensão e cultura para a cidade.
Para o Superintendente de Infraestrutura da Ufal, Flávio Barboza, os recursos vindos do Reuni e do orçamento estão sendo investidos em novas obras, e melhorias nas já existentes, em todos os campi e Polos da Ufal na capital e no interior. “Temos muitos projetos em execução e muitos também sendo projetados para os próximos anos. Nossa equipe trabalha muito fiscalizando e acompanhando essas obras para entregá-las no prazo e dentro do contrato estabelecido”, explica Flávio.
A equipe Ufal Mais Viva, tendo à frente a reitora Ana Dayse Dorea e o vice-reitor Eurico Lôbo, comemora também o início das obras do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. O novo Campus ofertará, em 2010, 560 vagas em oito cursos de graduação. “Faltará apenas o Campus do Litoral para que a Universidade chegue a todo o Estado, levando inclusão, expansão e inovação para todos os alagoanos”, destaca a reitora.
Leia mais sobre as atividades do Campus Arapiraca.