Emoção e gratidão marcam despedida de alunos para Portugal


- Atualizado em 06/05/2024 14h15
Acácia de Castro falou em nome dos estudantes
Acácia de Castro falou em nome dos estudantes

Rose Ferreira - jornalista

Na quinta-feira, 10 de setembro, a emoção tomou conta do hall do prédio da Reitoria. A razão foi a despedida da terceira turma de estudantes a ir para Portugal na seleção do Programa de Bolsas Luso-brasileiras do Grupo Santander.

A festa de despedida, organizada pelas pró-reitorias de Extensão e Estudantil e pela Assessoria Internacional, estava cheia de convidados. Além dos dezesseis estudantes que vão passar seis meses nas universidades do Porto, Coimbra, Lisboa e Técnica de Lisboa, estiveram presentes familiares, amigos, técnicos e professores que, de uma maneira ou outra, acompanharam o desempenho deles.

Benício Monte, do curso de Geografia, acompanhado do pai e da tia, estava cheio de expectativas. “A minha expectativa maior é para a troca de aprendizado e projetos. Vou poder ver como a geografia é ensinada lá, sem falar na troca cultural, que é um verdadeiro estudo empírico”. Para Bartolomeu Monte, pai de Benício, a saudade e a alegria eram sentimentos que se confundiam naquele momento. “É uma alegria muito grande ver meu filho ser selecionado em um projeto como esse,mas somos muito ligados, sei que a saudade vai ser grande”, disse Bartolomeu, que aproveitou também a oportunidade para elogiar os convênios que a universidade tem feito. “Ações como esta valorizam os cursos e incentivam os alunos até mesmo que ainda estão no ensino médio”, complementou.

Já Rodolfo Carneiro, aluno de Ciências da Computação e representante do Campus Arapiraca, estava ansioso e ciente do que deveria esperar por ele nas terras de além-mar. “Sei que será uma grande responsabilidade para todos nós e sei também que a saudade vai ser grande. Acho que além dos meus pais e amigos, o que mais vou sentir falta é do cuscuz com charque”, destacou o estudante que vai ter que se habituar aos pastéis de Belém.

A festa de despedida teve até música de parabéns. O aniversariante do dia foi Rodrigo Lopes, de Ciências Sociais. “Estou vivendo uma mistura de emoções, viajar no dia do aniversário é muito interessante”. Questionado sobre seus planos em Portugal, teve a resposta na ponta da língua: “Em Coimbra, quero realizar todo o meu plano de estudo, dedicar-me bastante, porque já percebi que lá as disciplinas são mais aprofundadas em termos de pesquisa, o que certamente me enriquecerá bastante.”

Na solenidade, a reitora Ana Dayse Dorea fez questão de agradecer a presença dos familiares, amigos e servidores, salientando que a emoção vivida naquele momento era também compartilhada pela universidade. “Parabéns a todos que estão indo para Portugal. O mérito é todo de vocês. A experiência de vida que vocês terão será insubstituível; vocês vão abrir caminhos para o futuro. Mas não esqueçam que estarão também representando a Ufal lá fora, então zelem pela qualidade”. Vendo tantos pais e mães preocupados, a reitora reiterou seu discurso dizendo: “Agora, vou falar como mãe que também sou: juízo, tenham cuidado.”

A estudante Acácia Castro, de Teatro, falou em nome de todos os estudantes, e deixou uma grande lição de vida. “Quero agradecer a confiança que estão depositando em nós”, disse Acácia, emocionada, relembrando sua trajetória na universidade, quando prestou vestibular aos 58 anos. “Hoje, eu tenho 62 anos e posso afirmar que minhas expectativas foram mais que superadas aqui dentro”, declarou.

Além dos estudantes, a professora Leda Almeida, diretora do Museu Théo Brandão, também embarcou para Portugal. O propósito de sua viagem é receber capacitação na área de gestão e realizar exposições de fotografias regionais. “Vou ficar dois meses fora, entre a Universidade do Porto e a Universidade de Salamanca, na Espanha. Acredito que será uma experiência riquíssima. Quero tirar muitas fotos lá também e fazer uma exposição aqui quando voltar”, ressaltou.

Terminados os discursos, chegou a hora de partir. Os alunos e a professora entraram nos carros rumo ao aeroporto enquanto todos cantavam, juntamente com a banda da (A)quinta Cultural, a conhecida música de Carlos Moura que diz “M de mar, a de amor, c de carinho, sol e mar de Maceió, e de eterno, i de ilusão. Ó, Maceió, você roubou meu coração! Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió...”

Os dezesseis estudantes selecionados são: Acácia Maria Soares de Castro, de Teatro; Adeilto Ferreira de Lima, de Administração; Anna Luíza Vasco Tenório de Lyra, de Relações Públicas; Benício Emanoel Omena Monte, de Geografia (Bacharelado); Daniella Cynthia Almeida Batista, de Direito; Erika Feitosa Soares, de Direito; Felipe Irving Cruz Albuquerque Evangelista, de Medicina; Laurisson Albuquerque da Costa, de Medicina; Michael Ferreira Machado, de Psicologia; Rodolfo Carneiro Cavalcante, de Ciências da Computação (Campus Arapiraca); Rodrigo de Macedo Lopes, de Ciências Sociais (Licenciatura); Sofia Campos Christopoulos, de Arquitetura e Urbanismo; Tainá Soares Bezerra Santos Cavalcante, de Direito; Viviane Martha Santos de Morais, de Ciências Biológicas (Bacharelado); Wagner Silva de Sêna, de Economia; e Wilker Luiz de Melo Barbosa, de Letras. Cada um recebeu uma bolsa, no valor total de 3.300,00 euros, destinada à manutenção durante a estadia fora, bem como ao custeio das passagens de ida e volta, seguro de saúde e despesas consulares.

Sobre o Programa

O Programa é resultado de um convênio firmado entre diversas universidades brasileiras, o Grupo Santander e universidades portuguesas. “O programa faz parte da política de internacionalização do ensino superior, fator que contribui para o desenvolvimento da educação em ambos os países, além de abrir novas oportunidades para a formação profissional dos alunos, uma exigência de um mundo globalizado”, ressalta Niraldo Farias, assessor de Intercâmbio Internacional.

Leia mais sobre os estudantes que estão participando do intercâmbio em Portugal

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.