Fundepes lança portal para acompanhamento financeiro dos projetos de pesquisa


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Reitor em exercício participa do lançamento do Portal
Reitor em exercício participa do lançamento do Portal

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

 

A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) lançou na última quinta-feira, 3, na Universidade Federal de Alagoas, o portal do Sistema de Administração e Gestão Integrada (Sagi), ferramenta que possibilita aos 68 coordenadores de projetos da Ufal acompanharem todas as etapas financeiras referentes aos 133 projetos de pesquisa locados na Fundação.

 

Segundo o reitor em exercício, Eurico Lôbo, que estava presente no evento, este era um anseio da universidade desde o início da gestão: disponibilizar uma ferramenta on-line através da qual os coordenadores de projetos acompanhassem as etapas de tramitação e execução de seus projetos e dessa forma possibilitar eficiência e transparência na busca de resultados.

 

O lançamento contou ainda com a presença do diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Luiz Antônio Palmeira Cabral, do diretor presidente da Fundepes, Roberto Jorge Vasconcelos dos Santos, do vice-diretor, José Medeiros, do assessor especial da presidência, José Márcio Malta Lessa, da diretora financeira, Iácones Moura de França, da secretária, Eliane Vieira Coutinho Guedes, dos três coordenadores: Alexandre Safadi Bastos, Aline Goes e Rafaela Fusinato, do supervisor de informática da Fundação, Bruno Albuquerque, e da ex-diretora da Fundepes, Maria Cícera.

 

Maria Cícera destacou a importância da iniciativa: “Ao dar condições do coordenador monitorar a tramitação dos projetos, a Fundepes diminui o riscos do trabalho não dar certo e amplia a qualidade do mesmo”, destacou.

 

O coordenador, Alexandre Safadi, apresenta o portal como uma integração entre o coordenador de projeto e a Fundação. “Antes tudo era feito através do papel, do protocolo da Fundepes, e agora pode ser feito em tempo real”, diz Alexandre. Através de uma senha de acesso fornecida pela Fundação, os 68 mestres e doutores coordenadores de projetos terão acesso a todas as informações financeiras sobre os seus projetos, delegando, dessa forma, maior autonomia ao pesquisador que antes precisava ligar para saber sobre o andamento do projeto.

 

“Uma ferramenta para administrar os projetos, tendo informações gerenciais através de relatórios orçamentais e financeiros, como também demandar despesas e acompanhá-las”, é assim que o supervisor de informática da Fundepes, Bruno Albuquerque, descreve o portal.

 

Mais informações no site da Fundepes