Italianos cancelam exposição na Pinacoteca

A diretora da Pinacoteca da Ufal, Geisa Brayner Ramalho, divulgou nota informando o cancelamento da exposição coletiva dos artistas italianos.

Segundo a nota, em virtude de problemas logísticos ocorridos na cidade de Natal, a Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira (ACID) não pode honrar o compromisso assumido com a Pinacoteca Universitária em trazer a exposição 15 Artistas Italianos Contemporâneos no Brasil, cuja abertura se daria amanhã, dia 9 de setembro, às 20h.

A diretora lamentou a ocorrência. “A exposição já percorreu diversos Estados brasileiros e seria uma oportunidade única para os alagoanos terem acesso à produção artística contemporânea de Turim”, disse Geisa. O e-mail de cancelamento enviado por Renato Scalon, responsável pela exposição, está anexo.

O que seria a exposição

Conforme explicita o título da mostra, seriam expostos quadros de artistas que iniciaram suas produção nos anos 90. Ao todo,  45 obras – três de cada artista convidado – dos principais nomes da arte contemporânea da região do Piemonte na Itália, mas precisamente da cidade de Turim. O curador e o professor de estética da Accademia Albertina di Torino, Gian Alberto Farinella, observa que esses jovens pintores são de uma geração nascida entre televisões, celulares e a rede mundial do www. “Todos sentem simplesmente o desejo de recriar imagens utilizando o prazer da representação e da narração, sem nenhuma hipoteca histórica. Pintam e pronto. Cada um a seu modo”, define.

Tendo por responsável Renato Scalon e coordenação geral de Francesca Persano e Giorgio Brigatti, a mostra apresenta os seguintes artistas: Nicola Bolaffi, Manuele Cerutti, Docmio Carlo Galfione, Carlo Gloria, Davide Le Grazie, Paolo Leonardo, Anna Madia, Cristina Mandelli, Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Marco Memeo, Chiara Pirito, Laura Pugno e Pier Luigi Pusole.