Ufal deposita patente para produção de biodiesel
- Atualizado em
Roberta Batista – estagiária de Jornalismo
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Alagoas depositou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a segunda patente na área de oleoquímica elaborada pelo Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCaR), do Instituto de Química e Biotecnologia. Essa segunda patente compreende a síntese e aplicação de novos catalisadores para a produção de biodiesel, enquanto a primeira foi referente ao desenvolvimento de catalisadores para a polimerização de óleos vegetais.
A patente na área de biodiesel resultou de pesquisas do GCaR em parceria com o Laboratório de Materiais e Combustíveis da Universidade de Brasília. O trabalho conta com a participação ativa de alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de ambos os grupos.
Segundo a pesquisadora Simoni Margareti Plentz Meneghetti, do GCaR da Ufal, os catalisadores desenvolvidos, e agora protegidos pela patente, têm potencial para aplicação tecnológica em produção de biodiesel de forma contínua, diferenciando-se, assim, de outros sistemas convencionais. Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivado do petróleo e é fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona). É um combustível que emite menos poluentes do que o diesel.
O registro da propriedade intelectual (patentes) é um instrumento indispensável para a transferência de tecnologia para o setor produtivo, pois permite o reconhecimento da capacidade inventiva dos pesquisadores e a valorização dos investimentos realizados em pesquisa pelas Instituições.
Formação multidisciplinar
O grupo do GCaR conta atualmente com 40 pesquisadores, e contempla todos níveis de formação (da iniciação científica ao doutorado), com abrangência em diversas áreas do conhecimento tais como Química, Engenharia Química, Farmácia e Física.
Os projetos coordenados pelos professores do GCAR, Mario Meneghetti, Simoni Meneghetti, Cristiano Giacomelli, Rusiene Almeida, além dos doutores Janaína Bortoluzzi, Marcos Geleski e Vanessa Schmidt Giacomelli, proporcionam o desenvolvimento e formação amplamente multidisciplinares, contribuindo assim para a formação de recursos humanos para a atuação em pesquisas nas diversas áreas.
Alguns integrantes do GCaR participam também do LABEN (Laboratório de Biocombustíveis e Energia), em parceria com pesquisadores do curso de Engenharia Química.
Atuação
O Grupo de Catálise e Reatividade Química da Ufal atua em pesquisa, no desenvolvimento e inovação em catálise, oleoquímica, síntese de complexos metálicos e nanotecnologia com o objetivo de obter novos materiais e compostos de interesse dos setores de energia, plásticos, biomedicina, entre outros. Além das patentes, o GCaR divulga seus trabalhos através de publicações científicas em revistas de circulação internacional indexadas, e diversos comunicações em congressos junto à comunidade.
Mais informações sobre patentes no site do INPI
Leia também: Oito projetos de pós-doutorado da Ufal são aprovados
Leia ainda: Atuação do NIT destaca Ufal na área de inovação tecnológica
Incubal premiada como empresa inovadora