Curso de Qualificação de Gestores do SUS promove aulas presenciais

O momento presencial acontece entre os dias 19 e 21 de outubro. A abertura será nesta segunda-feira, 19, a partir das 8h30, no Maceió Mar Hotel.

O Curso é um Projeto para capacitação gerencial, de caráter nacional, objetiva a qualificação dos gestores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como pressuposto o conhecimento e a experiência adquiridos pelos gestores que compõem o SUS. Em Alagoas o curso é coordenado pelo Núcleo de Saúde Pública da Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas. Conta com a participação de sete tutores selecionados e 188 alunos que desenvolvem função gestora no sistema público de saúde alagoano.

Apesar dos avanços alcançados na implementação de ações e serviços da saúde, permanecem problemas de ordem gerencial e assistencial que repercutem negativamente sobre a qualidade da atenção à saúde. Coube a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) coordenar o Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS em nível de aperfeiçoamento.

A ENSP aceitou o desafio de qualificar os gestores do SUS, tendo como foco a regionalização da atenção à saúde, pelo modelo de Educação a Distância (EAD), garantindo, assim, a oferta de formação para todas as regiões brasileiras. A qualificação acontece por meio da Rede de Escolas de Governo em Saúde, fundamentando-se em três idéias-força: o conceito de aluno-equipe; a política de regionalização da atenção a saúde; e o estímulo às práticas inovadoras de gestão. Com o objetivo geral de proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, na perspectiva de formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde.