Curso Nacional de Qualificação do SUS reúne centenas de alunos em Maceió

Abertura do curso de qualificação do SUS

O momento presencial do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS foi realizado de 19 a 21 de outubro, no Maceió Mar Hotel. O encerramento do encontro aconteceu nesta quarta-feira, 21, no auditório do Csau, no Campus da Ufal, com atividades pedagógicas, plenária final de avaliação e encaminhamentos.

O curso está ocorrendo em todos os estados do País, sob a coordenação da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em Alagoas, a capacitação é coordenada pelo Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas (Nusp/Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UncisaL) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Participam do curso sete tutores selecionados e 189 alunos. Eles foram selecionados através de um edital lançado no último mês de junho. O curso tem carga horária de 180h, sendo 156h à distância e 24h presenciais.

A avaliação dos Tutores referentes que esse curso nacional a distância é um projeto empreendedor e estratégico que depende muito mais do empenho, atenção e dedicação dos alunos do que dos próprios tutores. O objetivo geral é proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, na perspectiva de formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde.