Dinamismo e muita produção marcam os últimos meses do ano na Ufal
A Ufal entra no último trimestre do ano com “todo o gás”, como diz a expressão popular. Afinal, um ano que foi marcado por inúmeras atividades em todas as áreas do conhecimento - prêmios, eventos nacionais e internacionais, inauguração de prédios e laboratórios e destaques positivos para cursos e projetos de pesquisa - não podia terminar de outra forma!
- Atualizado em
Mas, “para não dizer que não falei de flores”, outubro começa com a leveza das crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) espalhadas pelo Campus, comemorando a semana que antecede o dia 12 de outubro, com muitas brincadeiras e passeios. Afinal, elas também fazem parte desta dinâmica e produtiva comunidade universitária!
Enquanto isso, estão sendo finalizados os preparativos para o III Encontro dos Servidores da Ufal, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió, e vai contar com palestras, oficinas, mostras de arte, de cultura, de lazer e de saúde, já que o objetivo do encontro é fortalecer a política de valorização e humanização dos servidores. Teremos música das boas com o I Festival de Música da Ufal, com inscrições abertas para técnicos,estudantes e professores e que será aberto à toda a sociedade,pois acontecerá no Posto 7, na praia de Jatiúca. O Movimento Ufal em Defesa da Vida continua com suas ações inovadoras e de união em prol da segurança de todos, apresentando ainda novos atos em outubro e novembro.
Muito trabalho também para organizar dois grandes eventos: a IV Bienal Internacional do Livro e o Congresso Acadêmico. A Bienal, que será realizada de 30 de outubro a 8 de novembro no Centro de Convenções de Maceió terá uma programação ampla, diversificada e arrojada, trazendo grandes nomes da literatura, como os escritores Ruy Castro e Ignácio de Loyola Brandão, entre outros que vão proferir palestras, oficinas e lançar livros.
O Congresso Acadêmico, que está sendo coordenado pelo vice-reitor Eurico Lôbo, será realizado de 23 a 28 de novembro, reunindo a produção científica das unidades acadêmicas que será apresentada em minicursos, oficinas, palestras e painéis. Durante o congresso, é possível perceber o crescimento da participação da universidade em programas como PIBIC, PIBITI e outras bolsas de iniciação científica e de extensão.
A Ufal também participa da organização de eventos nacionais sediados em Maceió. Nos dias 30 de outubro, 1 e 2 de novembro, no auditorio da Fits, em Mangabeiras, será realizado o XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o compromisso da Psicologia Social de compreender as realidades brasileiras, construir conhecimentos válidos e propor políticas necessárias à superação dos problemas sociais. Na próxima semana, de 13 a 16, tambem reunirá grandes profissionais em Maceio, o Congresso Nacional dos Cursos de Graduação em Economia, no Atlantics Hotel, com abertura no dia 13, terça-feira, às 17 horas, com debates de temas importantes e atuais, coordenado pela Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade (Feac).
Outra atividade em nível nacional que vai acontecer aqui em Maceió, no teatro do Colégio Marista, com a participação da Econt Consultoria, empresa de consultoria dos estudantes de Administração da Ufal e será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, é o “Aprenda com O Aprendiz”, que vai contar com a participação dos três últimos ganhadores do Programa O Aprendiz da TV Record.
A Ufal também se destaca em premiações nacionais. Fabiana Toledo, pós-graduanda de Modelagem Computacional, está pela segunda vez entre as seminfinalistas do Prêmio Santander das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, na área "Cultura e Educação". Os finalistas serão revelados em cerimônias regionais em Recife, no dia 29 de outubro, e Porto Alegre, no dia 5 de novembro. A premiação final nacional, com o anúncio dos vencedores, será realizada em São Paulo, no dia 17 de novembro.
No dia 19 de novembro, será inaugurado o moderno prédio da Rede Galileu, que abriga no Campus Maceió o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). A Rede, criada pela Petrobrás e integrada pela Ufal, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Puc do Rio de Janeiro, vem desenvolvendo projetos em parceria para a construção de soluções dos problemas de engenharia com utilização de matemática de alto nível e computação de alto desempenho.
Novos alunos, novo campus
Final de ano também é tempo da ansiedade e da grande expectativa gerada pelo Processo Seletivo Seriado. O PSS 2010 oferece 4.793 vagas nos três Campi e será disputado em uma única fase, com provas de múltipla escolha e provas discursivas. As provas serão realizadas de 29 de novembro a 2 de dezembro e o resultado será divulgado em 8 de janeiro de 2010.
Os novos alunos vão integrar uma comunidade acadêmica que se expande pelas várias regiões do Estado. Depois de completar três anos contribuindo com o desenvolvimento da Região Agreste, por meio do Campus Arapiraca, a Ufal chega ao sertão, com sede em Delmiro Gouveia, e Polo em Santana do Ipanema. Os sertanejos que precisam buscar as cidades de Paulo Afonso, na Bahia, ou Arapiraca, no agreste de Alagoas, para frequentar um curso superior, vão ter a oportunidade, já a partir de 2010, de estudar sem sair do sertão alagoano.
No Campus do Sertão sao ofertados oito cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras (Português), Licenciatura em História e Geografia. Os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis serão ofertados em Santana do Ipanema, onde funcionará o Polo. Ao todo, sao ofertadas 560 vagas, nos turnos diurno e noturno.
Avaliação
Final de ano também é tempo de avaliar a construção coletiva da Instituição. Até o dia 15 de outubro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) está recebendo a opinião de alunos, professores e técnicos. A Autoavaliação Institucional faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), que abrange todas as instituições de educação superior do país. Ela é de caráter permanente e visa o desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda os interesses da comunidade.
A avaliação tem por objetivo identificar as causas de problemas e deficiências da instituição, aumentar a consciência pedagógica e capacitação profissional dos docentes e funcionários, fortalecer relações de cooperação, julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição, prestar contas à sociedade e efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade. Visa ainda o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, oferecendo subsídios para a tomada de decisão, o redirecionamento das ações, a otimização e a excelência dos processos e resultados da Ufal, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa.
Leia atmbém: Inscrições para o PSS até dia 22 de outubro