Domingos Meireles e o jornalismo e a literatura, confira programação desta segunda na Bienal


- Atualizado em
Segunda-feira não perca as atividades da Bienal
Segunda-feira não perca as atividades da Bienal

A noite desta segunda-feira, 2 de novembro, conta com a presença ilustre de Domingos Meireles, que a partir das 20h faz palestra no auditório do Centro de Convenções sobre “As fronteiras entre o Jornalismo, a História e a Literatura”, seguida de lançamento de livro. Também nesse horário se apresenta na sala José Marques de Melo, Stéphany Audeguy, da França, com palestra sobre “A Teoria das Nuvens: a construção de um romance”.

Durante o dia as oficinas iniciam a partir das 10h, mas quem quer participar deve chegar com 30 minutos de antecedência. Na sala Ignácio de Loyola, o curso “Cordel Dinâmico – Fábrica do Imaginário”, está sob a supervisão de Dêmis Santana e Jorge Calheiros. Já na sala Rubem Alves, os professores da Ufal Elton Casado, Maria do Socorro e Taíse Mesquita, ministram a oficina “Objetos de aprendizagem – uma nova ferramenta para a sala de aula”. Na parte da tarde a sala dá espaço à professora Maristher Moura com a oficina sobre “Gestão Documental”. Bethe Miranda é a oficineira de “Contação de histórias: técnicas básicas para se contar uma história”, na sala Demerval Saviani.

Duas mesas-redonda acontecem durante o dia no auditório. A primeira começa às 10h, sobre “Formação de professores – desafios e perspectivas”. A tarde, a partir das 14h, o tema é “Disciplina, transversalidade e interdisciplinaridade na Docência”. As 17h, o lançamento em aberto do INEP promove a integração das Mídias nos espaços de aprendizagem. O Fórum Ibero-americano de Editoras Universitárias continua durante todo o dia na sala Geraldo Carneiro.

A sala José Marques de Melo terá atividades a partir das 11h, com a palestra de Ignacy Sachs, da França, sobre “Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir”. As 14h “Ecos regionalistas do romance de 30 no Nordeste”; seguida da mesa sobre “Antropologia, História e Literatura”. O patrono da Bienal, professor José Marques de Melo, fala sobre seu novo livro “Vestígios da Travessia: da imprensa à internet – 50 anos de Jornalismo”. Participam da mesa Luitgard Barros e Audálio Dantas.