Fapeal prorroga prazo para Projetos Especiais

Shirley Nascimento - assessora Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) prorrogou o prazo para a solicitação de bolsas e auxílios para Projetos Especiais a serem iniciadas em 2010. As submissões no âmbito dos Projetos Especiais, caso das pesquisas realizadas na área dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), de Ciências da Saúde e do Desenvolvimento Tecnológico, podem ser feitas agora até esta sexta-feira, 23 de outubro, no site da entidade, com entrega de documentação até dia 27.

Nas demandas dos dezesseis APLs existentes, há mais de quarenta temas de pesquisa listados e seus objetivos, pois nesses casos é preciso que os projetos apresentados tenham relação com as necessidades já identificadas. Em Ciências da Saúde são 12 temas e 21 linhas temáticas, uma vez que serão financiadas pesquisas que pretendam contribuir com a solução de problemas enfrentados pela população local. Para as pesquisas realizadas na área de Desenvolvimento Tecnológico, não há linhas pré-definidas. Para a solicitação de Apoio à Pós-Graduação em Alagoas não há limite de data, mas é preciso respeitar a antecedência mínima de sessenta dias do início dos trabalhos.

Além desses, é possível também solicitar apoio na modalidade de bolsas para Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e nesse caso as datas permanecem as mesmas, 30 de novembro para submissão com entrega da documentação até o dia seguinte, 1º de dezembro. A Fapeal já concede cotas de bolsas de Iniciação Científica à Ufal, Uncisal, Uneal, Cesmac, Cefet, Fundação Raimundo Marinho e Embrapa, por isso, os alunos dessas instituições devem fazer suas solicitações diretamente aos setores responsáveis nas escolas.

No caso do Mestrado e do Doutorado, as bolsas são ofertadas para alunos que vão desenvolver suas pesquisas fora do Estado, em linhas de pesquisa diferentes das existentes nas instituições locais, uma vez que a Fapeal também já concede essa modalidade de bolsa na forma de cota a todos os cursos strictu sensu reconhecidos pela Capes existentes em Alagoas.

Para auxílios à vinda de pesquisador visitante e organização de reunião científica o fluxo é contínuo, o que significa que são analisados os pedidos à medida que são apresentados, mas é preciso respeitar a antecedência mínima de trinta dias. A partir de 1º de janeiro de 2010, porém, para a solicitação de auxílio à organização de reunião científica será necessário apresentar o pedido pelo menos sessenta dias antes da realização do evento. Quem deseja solicitar auxílio à pesquisa em outras áreas não contempladas em todas as modalidades anteriores, com a finalidade de complementar recursos necessários ao desenvolvimento de projetos sob a responsabilidade de pesquisador devidamente qualificado, tem ainda até o dia 5 de novembro para formalizar a solicitação. Nesse caso, o candidato deverá ter vínculo permanente com uma entidade de ensino superior e pesquisa do Estado de Alagoas e o teto máximo de recursos a serem liberados é de R$ 20 mil, além de bolsa de iniciação à pesquisa ou técnico de apoio tecnológico.

Em todos os casos, o pesquisador deverá acessar o site da Fapeal e se cadastrar no BCCT, que é o Banco de Contexto Científico e Tecnológico, preencher e anexar os formulários específicos de cada modalidade, disponíveis no site, e submeter o projeto de forma on-line, além de enviar a documentação complementar solicitada, no prazo estipulado no calendário de submissões. Se houver dificuldade quando da realização da submissão, o interessado deverá entrar em contato com Alan ou Juliano, na Unidade Gestora de Tecnologia da Informação, através do telefone (82) 3315.4999, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A Fapeal exerce atividades de fomento e indução tecnológica há dezenove anos, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviço de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONG’s e viabiliza Projetos de Pesquisas Induzidos que priorizam áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. A entidade está localizada à Rua Melo Moraes, 354, Centro, e realiza atendimento para a comunidade das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O telefone geral é (82) 3315.2200.