Feira de Cursos divulga opções do Campus do Sertão

Estudantes do Sertão tiram as dúvidas e fazem inscrição no PSS

Um dia de exposição das futuras instalações e dos cursos a serem oferecidos no Campus do Sertão da Ufal. Em poucas palavras, assim pode ser caracterizada a Feira de Cursos realizada no último sábado, 3 de outubro, em Delmiro Gouveia.

“Nossa meta é divulgar ao máximo esta conquista e, por este motivo, tivemos a ideia de realizar este evento. É fundamental compreender que o Campus do Sertão é uma ação que objetiva desenvolver uma das regiões mais carentes de nosso Estado”, afirmou a reitora Ana Dayse Dorea.

Alunos e candidatos ao PSS 2010, oriundos de Delmiro Gouveia e de municípios vizinhos à cidade sertaneja, inclusive de Paulo Afonso (BA), participaram da Feira, que começou às 9h e terminou por volta das 20h. “Não só divulgamos a Ufal no Sertão como ajudamos a disseminar a mensagem de que estaremos aqui em Delmiro, a partir de 2010, oferecendo ensino superior público e de qualidade”, disse a professora Edméa Santiago, assessora da Ufal para a implantação do Campus do Sertão.

Liderados pela diretora acadêmica do Campus Arapiraca, professora Simone Ferreira, 16 alunos do agreste auxiliaram na organização do evento, recepcionando os interessados em conhecer o Campus do Sertão. Do Campus A. C. Simões, 10 alunos do curso de Artes realizaram apresentações artísticas durante a feira. Os Pró-reitores de Graduação, profº Anderson Dantas, e de Extensão, profº Eduardo Lyra, e o assessor do gabinete da Reitora, profº Clayton Santos também estiveram presentes.

Durante o evento foram distribuídos materiais informativos sobre o Campus do Sertão. Banners com informações sobre os cursos também orientavam os candidatos e estudantes. Os alunos do Campus Arapiraca da Ufal repassavam as informações aos visitantes sobre os cursos, e laptops foram instalados para que os candidatos ao PSS pudessem fazer a inscrição no local.

Inscrições no local

Na Feira, estudantes de ensino médio e pessoas que já concluíram essa etapa de formação buscaram informações sobre o novo Campus. A estudante Robéria Galdino, de 22 anos, aproveitou para fazer sua inscrição no PSS Geral, sendo auxiliada pelo Pró-reitor Anderson Dantas.

“Ainda estou no 2º ano do Ensino Médio, mas vou fazer o PSS Geral para testar meus conhecimentos. Sem esta oportunidade no Sertão seria muito difícil cursar uma universidade”, afirmou a estudante candidata a uma vaga no curso de Letras/Língua Portuguesa.

Carla Rodovalho Pereira foi outra candidata que fez a inscrição para o PSS Geral durante a Feira de Cursos, com o apoio do Pró-reitor Eduardo Lyra. Candidata a uma vaga no curso de Pedagogia, ela comemorou a chegada da Ufal no região. “Antes, minha opção seria fazer um curso superior em Paulo Afonso. Agora, felizmente, tenho mais esta oportunidade”, disse a candidata.

Com sede em Delmiro Gouveia e Polo em Santana do Ipanema, o Campus do Sertão vai ofertar em Delmiro Gouveia os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras/Língua Portuguesa (Licenciatura), História (Licenciatura) e Geografia (Licenciatura), todos com 80 vagas divididas em 2 entradas por ano. Já em Santana do Ipanema serão ofertados os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, cada um 80 vagas, também divididas em 2 entradas. Todos os cursos são presenciais.

No edital unificado do PSS (Processo Seletivo Seriado) da Ufal, disponível no site da Copeve, já constam as opções por vagas nos cursos do Campus do Sertão. As inscrições para o PSS são feitas exclusivamente pelo site da Copeve, até 22 de outubro de 2010. As provas devem ocorrer em novembro de 2009.

O Campus do Sertão já tem um escritório funcionando em Delmiro Gouveia, situado na Rua C, bairro Eldorado, telefone (82) 3641 1935. O terreno para a construção do Campus do Sertão mede cerca de 14 mil metros quadrados e o orçamento para a construção está previsto inicialmente em R$ 5 milhões e 800 mil, só em obras.