II Edição do Prêmio Lego apresenta vencedores

Mesa de abertura do evento

Jacqueline Freire – repórter

O Prêmio Lego de Literatura, uma iniciativa da Faculdade de Letras com o apoio da Universidade Federal de Alagoas, divulgou na tarde deste sábado os vencedores de sua II edição. 61 inscritos competiram nas três categorias: conto, poesia e romance. O romance “Pelos engenhos”, de Rosival Lourenço da Silva; o livro de contos “Diabolô” de Nilton Resende e as poesias “baroque.doc” de Ari Denisson da Silva foram os premiados desta edição.

Denison da Silva, disse de sua grande emoção em ter sido premiado. “Estou começando agora na literatura, mas escrevo este livro há oito anos, sempre com muita tranqüilidade, de forma discreta. Acho que este evento é muito válido e estimulante”, afirmou emocionado.  O escritor Rosival Lourenço, que verá seu livro Pelos engenhos publicado pela Edufal, disse estar muito feliz e nervoso. “Dedido este livro ao meu pai, ele que viu os engenhos e a globalização. O livro trata de histórias da Zona da Mata Alagoana, numa época de banditismo e latifúndios”.

O vice-reitor da Ufal, professor Eurico Lobo, afirmou que o prêmio se insere num contexto de produção cultural, artística e científica promovido pela Universidade. “Devemos nos orgulhar de fazer parte disso. Temos certeza de que estamos construindo cidadania, levando este momento da arte, cultura e ciência para todos os lugares”, disse. Para o pró-reitor de Extensão Eduardo Lira, o prêmio possibilita um “futuro promissor aos vencedores e o Estado de Alagoas há de reconhecer isso”.

Para o presidente da Comissão Julgadora, professor Marcos Matias, o objetivo do prêmio tem sido cumprido ao incentivar e promover a produção literária em Alagoas. “Fizemos questão de compor a comissão com membros de outros estados para garantir a fidelidade do resultado”, explicou.

A diretora da Faculdade de Letras, professora Ildney Cavalcanti, explicou que o prêmio foi pensado para acontecer de forma atrelada à Bienal, sempre trabalhando com o anúncio dos vencedores durante a feira e publicando os livros no ano seguinte. “Prêmios literários são um grande incentivo aos escritores iniciantes, que não têm o conhecimento comercial e editorial da produção de livros. A Universidade fomenta a produção local que passa a ser comercializada nacionalmente, inclusive no site da livraria Cultura”, concluiu.

Confira também notícias sobre a Bienal no Portal Literal e no blog da Gazetaweb.