Professores serão capacitados sobre gênero e diversidade na escola

Convite para a aula inaugural

Em Alagoas, o curso começará neste sábado, 24 de outubro, a partir das 8h, no auditório do Csau, na Ufal. Neste dia, haverá mesarredonda com acadêmicos e movimentos sociais, apresentações culturais e oficinas relacionadas às áreas do curso.

O curso de educação à distância Gênero e Diversidade na Escola de Alagoas é um projeto da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e do Conselho Britânico, em parceria com o Ministério da Educação. Em Alagoas, este projeto foi acolhido pelo Núcleo Temático Mulher e Cidadania, da Universidade Federal de Alagoas, e será realizado em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e a Comissão Institucional de Educação a Distância.

Na ocasião haverá entrevista e debate “Diálogo Pertinente do Mundo dos Inclassificáveis: Relações Étnico-raciais e Diversidade Sexual”, com coordenação e mediação da jornalista Aline Martins, junto com os movimentos sociais, professores, afrodescendentes, Movimento LGBT, pesquisadores da área, entre outros. “Este é um curso que vai oferecer subsídios para romper com a cultura discriminatória e promover o exercício dos direitos humanos”, afirma Elvira Barreto, coordenadora geral do curso.

O objetivo desse curso inédito em Alagoas, que acontecerá pela Internet, será capacitar professores e professoras nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. A discussão articulada dessas áreas pretende disseminar práticas pedagógicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação, desencadeando ações que visem educar a sociedade para o respeito e a valorização da diversidade.

Foram selecionados 120 professores da rede pública de ensino – 60 do polo Maceió e outros 60 do polo São José da Laje. Eles participarão, gratuitamente, do curso, que terá duração de 6 meses. Segundo a professora Elvira Barreto, entre os meses de maio e junho de 2010 está prevista nova abertura de vagas para o curso.