Programa Conexões de Saberes lança livro nesta quarta


- Atualizado em
Convite para o lançamento do livro
Convite para o lançamento do livro

O Programa Conexões de Saberes lança o livro Caminhadas nesta quarta-feira, 7 de outubro, às 18h, no auditório do Centro de Educação (Cedu). Na oportunidade, a professora Clara Suassuna realiza palestra “Acesso e permanência na Universidade”.

 

O livro apresenta relatos de 25 estudantes de origem popular que falam das alegrias, tristezas, lutas e superação até o ingresso na Universidade Federal de Alagoas. Dessa forma, o livro transforma-se em marco dos objetivos do Programa. A partir da publicação do Caminhadas, é cedido o direito de voz a esses estudantes e consequentemente é ampliado a sua visibilidade na universidade pública ao qual estão inseridos em outros espaços sociais.

 

“Sei da dificuldade que um aluno de baixa condição financeira enfrenta para realizar o sonho de entrar em uma universidade. Mas hoje vejo no Programa Conexões de Saberes a concretização dos meus e dos sonhos daqueles que, como eu, muitas vezes, a vida disse não, mas que ousaram dizer sim”, ressalta Simone Pereira dos Santos, graduanda em Geografia.

 

Sobre o Programa

Atuando desde 2006 na Ufal, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Programa Conexões de Saberes tem como intuito integrar seus bolsistas em atividades que estimulem a pesquisa, construindo diagnósticos em suas instituições sobre as condições pedagógicas dos estudantes de origem popular e desenvolvendo diagnósticos e ações sociais em comunidades populares.

 

Assim, o Programa proporciona a realização de práticas voltadas para e melhoria das condições de permanência dos estudantes de origem popular na universidade pública e, também, aproxima os setores populares da instituição, ampliando as possibilidades de encontro dos saberes destas duas instâncias sociais. Tendo como tema: O saber científico + o saber popular.

 

O Programa atualmente dispõe de 4 projetos – Pré-Vestibular Comunitário, Organização e Mobilização Comunitária, Educação Complementar e Cidadania e o Pré-Supletivo – que atuam nos bairros periféricos de Maceió, Bom Parto, Graciliano Ramos, Clima Bom I, Benedito Bentes e Cidade Universitária e nos municípios de Santa Luzia do Norte e Rio Largo. 40 bolsistas de origem popular de diferentes áreas integram o Programa.