Amendoim é tema de lançamento na Bienal do Livro de Alagoas

Publicação é o 29º título da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, editada pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com unidades de pesquisa da Embrapa

Livro Amendoim

Confirmado para o próximo dia 5 de novembro o lançamento de mais uma publicação da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Amendoim é o tema do novo livro, destinado a tirar dúvidas e oferecer de forma simples e prática os principais resultados das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa relacionadas a esse tipo de cultura, que já foi uma das mais expressivas do mercado nacional de oleaginosas.

Entre os aspectos abordados na obra, que teve o conteúdo técnico coordenado pela Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), estão a ecofisiologia e manejo cultural da espécie, formas mais indicadas de irrigação e drenagem, doenças, insetos-praga, orientações de colheita e pós-colheira, bem como mercado, transferência de tecnologia e organização da produção. O potencial do óleo de amendoim como fonte de biodiesel, bem como a qualidade e a segurança de alimentos derivados, também são informações oferecidas em capítulos específicos da publicação (parte do conteúdo da obra está disponível e pode ser acessado gratuitamente no endereço eletrônico da Livraria Embrapa.

A coleção 500 Perguntas 500 Respostas, criada em 1993 e considerada um dos sucessos editoriais da Embrapa, foi desenvolvida com o objetivo de facilitar as atividades agropecuárias, ao reunir em volumes especiais as dúvidas mais comuns de produtores, reunidas a partir do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) das Unidades. São 29 temas diferentes, disponíveis em edições impressas e em versão eletrônica, sobre gado de corte, suínos, caju, sistema de plantio direto, hortaliças orgânicas, caprinos, ovinos, búfalos, arroz, feijão e banana, além de algodão, abacaxi, mandioca e caju, entre outros. Pesquisadores de mais de 15 unidades descentralizadas da Empresa foram os responsáveis pelos conteúdos técnicos dos assuntos.

No mesmo dia, 5 de novembro, será lançado também 500 Perguntas 500 Respostas Gergelim, também editado pela Empbrapa.

Evento literário – Realizada pela Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da Associação Brasileira dos Editores Universitários (Abeu), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Prefeitura de Maceió, do governo do Estado, instituições públicas e privadas, a Bienal Internacional de Alagoas será realizada até o dia 8 de novembro, na capital do  Estado. Cento e trinta estandes estarão instalados em mais de 5.500 metros quadrados, onde o público poderá conferir os principais lançamentos e novidades editoriais do Brasil e de países como o México, Peru, Portugal, França, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau, cujas presenças já estão confirmadas.

Serviço:
Lançamento dos livros 500 Perguntas 500 Respostas Amendoim e 500 Perguntas 500 Respostas Gergelim

Dia 5 de novembro – 16h às 17h

No Café Literário, em frente ao Estande da Edufal, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.