Candidatos consideram fácil maioria das provas do primeiro dia do PSS

Concurso começa com mais de 33 mil disputando 4.483 vagas na Ufal, na capital e interior. As provas continuam até o dia 2 de dezembro. No dia 8 de janeiro de 2010 a Copeve divulgará o resultado do PSS 3 e geral.


- Atualizado em

Fonte: Gazetaweb (com Dulce Melo) e assessoria da Ufal

No site da Copeve já estão os gabaritos e as provas do primeiro dia.

Os vestibulandos sairam do primeiro dia de PSS conceituando as provas como 'fáceis'. Principalmente, dizem alguns, em comparação com o vestibular 2008. O processo teve início neste domingo (29) e os portões foram fechados faltando exatamente 10 minutos para as 13h. Já no início da noite, a Coordenadoria Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou os gabaritos das provas .

No início da tarde, do lado de fora das escolas, muitos pais ansiosos, na torcida para ter em 2010 um filho nos bancos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É o incentivo familiar, sempre esperado na hora de uma disputa como esta. Os torcedores vieram de muitos lugares, inclusive de outros estados, todos em busca da realização de um único sonho.

Karla Souza, de 19 anos, é de Maceió e tenta pela segunda vez ingressar no curso de Medicina. Ela afirma que o primeiro dia foi tranquilo. "Com relação ao ano passado, achei tudo tranquilo, principalmente quanto às questões de matemática. A concorrência é alta e sempre gira em torno do percentual apresentado este ano. Cada um precisa encontrar estímulo para se superar e, independentemente de quantas forem as tentativas, não desistir", diz ela.

Amara Barreto e Diane Helena, ambas de 17 anos, também concordam que o primeiro dia de provas foi 'light'. Para Amara, "as questões abertas são mais complicadas". "Lá em Aracaju só são quatro por disciplina, logo, aqui há mais chances de chutar, caso o candidato não esteja muito seguro", afirma a estudante, acrescentando achar que falta aos colégios se interessarem mais, 'para ajudar os alunos a se prepararem para os cursos que pretendem concorrer'.

"No colégio onde estudo, o Máster, no terceiro ano, os alunos que têm pretensão em fazer Medicina são separados e há um reforço nas disciplinas específicas, consideradas de maior peso. Todos deveriam ser assim", ressalta. A conterrânea Diane Helena concorda com as outras vestibulandas. "Em geral, por se tratar de uma universidade federal, achei fácil, bem diferente da prova de Aracaju. Lá é muito mais difícil", enfatiza.

O casal de médicos Cristina e Juvenal Torres, ela pediatra e ele proctologista, veio de Aracaju, onde mora, torcer para que o filho André siga os passos de dois irmãos que já estão cursando Medicina.

“A ansiedade é grande, mas, para cada filho, o nível de preocupação difere. Eles têm características bem diferentes. Alguns ficam mais apreensivos. O André é muito calmo, mas fez questão de pedir a presença da mãe ao seu lado todos os dias. Então ela fica em Maceió até o término das provas”, revela o médico. Os outros filhos - já universitários -, segundo o casal, pensam em atuar no campo da cirurgia.

Pelo que se vê, os alagoanos contam, como de costume, com um grande número de concorrentes sergipanos. Além de Cristina e Juvenal, no mesmo colégio onde André presta vestibular, a Gazetaweb encontrou outros naturais de Aracaju.

Fernanda Oliveira Ferreira, de 19 anos, por exemplo, passou no vestibular para Medicina da Ufal no ano passado. O irmão, João Cândido, de 17 anos, pode ser mais um. Ela e a mãe o levaram até o local das provas e ficaram aguardando sua saída.

“Na verdade, meu irmão gosta muito de exatas. Mas o convenci a concorrer para Medicina somente para que me fizesse companhia aqui em Maceió. Lá em Aracaju ele vai tentar vestibular para Engenharia”, conta Fernanda.

Indagada sobre a questão do elevado índice de concorrência para o curso de Medicina neste vestibular (26,6 para uma vaga), ela disse que o mais correto 'é esquecer os números e apostar em si'.

“Devemos pensar que são somente números. Se for ficar com medo do outro, só complica. Tem de esquecer e pensar que existem sessenta e quatro vagas na Ufal e que uma já é sua. O restante dos concorrentes que brigue pelas sessenta e três. Em vestibular, as pessoas têm de entender que não é necessário saber tudo, apenas o suficiente. Agora dessa parte tem de ter convicção”, avalia a futura médica.

Como em todos os concursos, alguns alunos chegaram atrasados e outros, por pouco, não se depararam com os portões fechados. Para estes, mais um ano de espera por uma faculdade gratuita.

PSS 2010

Com mais de 33 mil candidatos inscritos, a Universidade Federal de Alagoas começou na tarde deste domingo, dia 29, o PSS 2010, ofertando um total de 4.483 vagas para os três Campus. As provas prosseguem até quarta-feira, dia 2 de dezembro. Os portões abriram às 12h e fecharam às 12h50. Este ano, o PSS conta com a participação de 101 coordenadores, sendo 69 na capital e 32 no interior. Ao todo, 3.500 fiscais ajudam a garantir a tranquilidade das provas.

No Campus Maceió, 19.486 candidatos disputam as 3.503 vagas, distribuídas entre os 45 cursos. No Campus Arapiraca, que a partir do próximo ano também terá cursos noturnos, 6.077 candidatos disputam as 770 vagas. O Campus do Sertão, que já entra em funcionamento a partir de 2010 oferecendo oito cursos, entre diurnos e noturnos, registra 1.250 concorrentes para as 560 vagas. Com isso os campi da Ufal no interior participam do PSS 2010 com um total de 7.327 candidatos.

Em Maceió, as provas são realizadas em 38 escolas. No interior, são 24 escolas assim distribuídas: Arapiraca (13 escolas); Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, cada município com duas escolas. Em União dos Palmares, Penedo, Viçosa, Porto Calvo e São Miguel dos Campos, o PSS ocupará uma escola em cada município.

No Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, funcionam os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Licenciaturas em Letras, História e Geografia e Pedagogia. No Polo Santana do Ipanema, os cursos são Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Mais informações no site da Copeve.

No dia 8 de janeiro de 2010 a Copeve divulgará o resultado do PSS 3 e geral. O PSS 2 inscreveu este ano 7.153 candidatos.