Capes aprova Doutorado de Matemática na Ufal

Prof. Hilário Alencar comemora aprovação do doutorado em Matemática com conceito 4 pela Capes | nothing

O Instituto de Matemática recebeu o comunicado de aprovação do Doutorado na última terça-feira, 24. O Instituto, que já possui Mestrado desde 2004, teve o projeto encaminhado pelo professor Hilário Alencar, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Segundo o professor, a aprovação é fruto de um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Matemática, articulada com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de grupos de pesquisa com possibilidade de formação de pós-graduação. O Doutorado faz parte de um projeto que une cursos de universidades diferentes, para que haja maior possibilidade de aprovação do doutorado pela Capes. Neste caso, a Universidade Federal de Alagoas e o curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estão juntas.

O professor Hilário ressaltou que “já houve esse mesmo tipo de situação entre as Universidades Federal da Paraíba (UFPB) e a de Campina Grande (UFCG), além da parceria entre as Universidades Federais do Amazonas (UFAM) e do Pará (UFPA)”.

O Doutorado funcionará com dois coordenadores, os professores Krerley Oliveira, da Ufal, e Vilton Pinheiro representando a UFBA, além do professor Marcelo Viana, como coordenador da área de Matemática da Capes.

Segundo o professor Hilário Alencar, a dificuldade de aprovar um Doutorado no Nordeste do país é imenso, por isso “além da união entre as universidades, outro fator que influenciou muito na decisão do Capes foi o fato do professor Marcelo Viana também ser vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, o que facilitou uma articulação de forma bem suave”, disse o professor Hilário.

Toda essa articulação proporcionou ao curso de Doutorado já obter a classificação quatro da Capes, numa escala que classifica as pós-graduações de todo o país em uma escala de um a sete. Com isso, “o doutorado já deve ter início com quatro bolsas financiadas pelo Capes, além das bolsas que poderão vir da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)".

Apesar de ainda não estar definido o número de vagas, “o programa deve ter cerca de 10 vagas distribuídas entres as duas universidades”, explicou Hilário.  O Edital deve ser definido até o final do mês e a previsão para o início das atividades é de março de 2010, como forma de aproveitamento do calendário acadêmico. O Doutorado vem logo após a aprovação do Mestrado profissional de Ciências da Matemática, que tem como público-alvo professores do ensino médio. Este curso deve ofertar 12 vagas por ano.

Hilário Alencar é professor associado da Universidade Federal de Alagoas, bolsista de produtividade do CNPq, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Infraestrutura (MCT), coordenador do Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (CPMAT/Ufal), membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e membro do Comitê de Avaliação de Programas (Matemática) da Capes. Também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Mais informações dos cursos oferecidos pelo Instituto de Matemática no site ou pelo telefone (82) 3214-1404.