Editoras internacionais marcam presença na Bienal
- Atualizado em
Claudia Marañon - estagiária
A presença de editoras internacionais é uma das principais atrações da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, contando com a participação da Editorial Tecnológica de Costa Rica e da Editorial de La Universidad Del Rosario dos diretores Ana Ruth Vílchez Rodríguez e do professor Juan Felipe Córdova-Restrepo, dentre outras. Em entrevista, eles destacam a importância de propagar e trocar informações acadêmicas entre os países da America do Sul e America Central.
Para o professor Juan Felipe, presidente da EULAC Editoras Universitárias de Latino America y El Caribe e da ASEUC Asociación de editoras universitárias de Colombia a qual conta com mais de 46 editorias universitárias associadas entre privadas e públicas , a finalidade de estar presente na Bienal é “unir o continente através do conhecimento”.
A ET Editora Tecnológica de Costa Rica conta com 4 editoras, sendo todas elas de universidades públicas as quais representam 90% da produção literária do pais .Os principais objetivos destas editoras é marcar presença e divulgar as suas obras na IV Bienal. Algumas das áreas presentes no estande da ET são: ciência e tecnologia, educação, historia local, literatura, arquitetura, ciências puras e comunicação, tendo também uma pequena coleção de livros infantis.
“O evento cobriu nossas expectativas, a atenção e o interesse foram grandes, esperamos estar presentes na próxima edição da Bienal. Deixaremos alguns exemplares como mostra de agradecimento aos organizadores que nos trataram muito bem” comenta a diretora da ET, Ana Ruth.
Algumas das editoras presentes na produção literária da ASEUC são: Antioquia, Andes, Nacional, Externado, Javerna, Rosário, Medellín, Norte e Sabana. Dentre as áreas de conhecimento trazidas para a exposição o estande expõe: direito, filosofia, relações internacionais, psicologia, ciência política, historia, engenharia. “Um livro de interesse de todos é “La participación en la gestión ambiental un reto para el nuevo milenio” de Gloria Amparo Rodriguez Lima e Marcela Muñoz Ávila”, salienta o diretor Juan Felipe.
Os diretores Ana Ruth e Juan Felipe receberam o convite para participar da Bienal e do Fórum Ibero-Americano de Editoras Universitárias, realizado no dia 1 de novembro na sala Geraldo Carneiro, através da ABEU Associação Brasileira de Editoras Universitárias.
Leia versão deste texto em espanhol aqui.