Noventa jornalistas disputam o Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo

O jornalista e ambientalista Anivaldo Miranda será o homenageado deste ano com a Medalha Denis Agra, concedida anualmente pelo Sindicato dos Jornalistas durante o Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo. O ato é um reconhecimento ao seu trabalho nos campos profissional, sindical, ambiental e pela redemocratização do país, com os quais está envolvido há mais de quarenta anos.

Anivaldo Miranda, o homenageado deste ano no Prêmio | nothing
Anivaldo Miranda, o homenageado deste ano no Prêmio

Fonte: Sindjornal

Noventa jornalistas de variados meios de comunicação em Alagoas disputam este ano o Prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo, que irá escolher as melhores reportagens produzidas em 2008/2009. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas, com o patrocínio do BB e da Braskem, o Prêmio inscreveu nesta edição 217 trabalhos, voltando a bater recorde de participação.

Os vencedores serão conhecidos neste sábado, 28, durante solenidade festiva em Maceió, no Espaço Pierre Chalita. Segundo a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes da Silva, a expectativa é de um evento histórico, não só pelo número de profissionais envolvidos, mas pelo aniversário de vinte anos do Prêmio. “São duas décadas estimulando o jornalismo investigo, ético e de qualidade, que aborda diversos assuntos de interesse da sociedade”, afirmou.

Criado em 1989, com o apoio da antiga Salgema, o Prêmio BBB de jornalismo, como é chamado atualmente entre os jornalistas, registrou momentos importantes da política, economia, cultura, turismo, esporte e outros setores da vida alagoana. Na edição deste ano, acompanhando a evolução tecnológica da comunicação, está trazendo mais uma categoria: Webjornalismo.

A categoria Reportagem Impressa é a que mais recebeu inscrições, com um total de 46 trabalhos. Em seguida vem Fotografia (36), Reportagem de TV (32), Webjornalismo (25), Informação Esportiva/Cultural/Turística (24), Informação Econômica/Política (19), Design Gráfico (15) e Assessoria de Imprensa (9). Também estão inscritos 11 trabalhos de estudantes de comunicação, que concorrem ao Prêmio Freitas Neto.

A fase do julgamento já terminou. Doze jurados deram nota aos trabalhos, selecionando três finalistas em cada categoria. O vencedor de cada categoria e o grande ganhador do prêmio principal serão escolhidos no dia do prêmio, amanhã. Além de troféus, os vencedores receberão R$ 31 mil, sendo R$ 7 mil para o principal.

Estudantes da Ufal ganharam prêmio de jornalismo em 2008

As estudantes de jornalismo da Ufal, Porlanne Santos e Wanessa Oliveira, foram as vencedoras do prêmio Banco do Brasil- Petrobras de Jornalismo, na categoria Freitas Neto, premiação especial para os estudantes, em 2008, com a matéria 'O fim da era Albuquerque'. Confira a matéria das estudantes de Jornalismo. Na edição de 2007, o prêmio da categoria de estudantes também foi conquistado por uma aluna da Ufal, a agora jornalista, Gabriela Rodrigues.