Pesquisadores desenvolvem software para detectar vazamentos em dutos de Petróleo

Uma das maiores preocupações da indústria petroleira é a segurança no transporte do petróleo. Acidentes em dutos de petróleo, além de provocar graves danos ambientais, geram grandes prejuízos financeiros.

Com o objetivo de aumentar a segurança dos dutos que realizam transporte de petróleo e seus derivados, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas estão desenvolvendo um software capaz de detectar vazamentos em tubulações. “Existem alguns softwares disponíveis no mercado atualmente, mas apresentam dificuldades em identificar com precisão a situação de vazamento. Os sistemas existentes não são bons detectores na presença de ruídos, fornecendo muitas vezes alarme falso. O sistema proposto por ser menos influenciado por sinais ruidosos poderá ser mais bem sucedido”, explica a coordenadora do projeto, professora Cristiane Sodré.

Intitulado “Verificação experimental do escoamento bifásico em dutos com a presença de vazamentos (Bifásico)”, o projeto, desenvolvido há dois anos, foi orçado em R$ 38 mil e conta com uma equipe de três pesquisadores doutores e dois alunos de iniciação científica UFAL. O Bifásico é ligado à Rede de Pesquisa Cooperativa em Modelagem Computacional (RPCMod), que desenvolve pesquisas na área de simulação computacional voltada para a indústria do petróleo e do gás e conta com o apoio técnico/financeiro da Finep e do Cenpes/Petrobras.

Um dos diferencias do projeto desenvolvido na Ufal é que o software está sendo desenvolvido para ser utilizado no escoamento monofásico e bifásico (gás/líquido). “A idéia do escoamento bifásico surgiu porque tínhamos uma planta piloto do escoamento monofásico e gostaríamos de dar seguimento à pesquisa de vazamento em tubulação. Dessa forma resolvemos assumir este desafio, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentaríamos”, afirmou a coordenadora do projeto.

Projeto

Para simular experimentalmente o escoamento no duto, transdutores responsáveis pela transmissão de sinais de pressão enviam sinais ao sistema de aquisição de dados. Estes dados são gravados no computador para posterior análise. Os sinais em seguida recebem um tratamento utilizando a ferramenta matemática denominada Transformadas Wavelet. Após processamento estes sinais são utilizados na simulação da rede neural artificial (RNA).

A pesquisadora salienta que apesar do projeto citado ter sido encerrado em outubro deste ano, as pesquisas continuarão, pois a infraestrutura montada propicia a realização de outras investigações relacionadas ao transporte em dutos.