Programações das unidades acadêmicas agitam o Congresso


- Atualizado em
Apresentação de trabalhos na Esenfar | nothing
Apresentação de trabalhos na Esenfar

Diana Monteiro – jornalista; e Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

No Campus Maceió, o congresso a partir desta terça-feira, dia 24, prossegue nas unidades acadêmicas, além de atividades nos Polos de Educação a Distância (EaD), com programação específica. Desde ontem, o Grupo de Pesquisa Inteligência e Conhecimento promove até o dia 28, I Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia. O evento tem como público alvo alunos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação e interessados.

O I Encontro de História também teve início nesta segunda-feira, integra a programação do congresso acadêmico e vai reunir até o dia 27, estudantes, professores e historiadores alagoanos, para discutir temas relacionados à história de Alagoas, metodologia científica, resistência popular no Brasil, entre outros.

Além das jornadas das 22 unidades acadêmicas integram o congresso acadêmico o XVIII Encontro de Iniciação Científica, a VIII Semana de Extensão Universitária, a VI Semana de Cultura Africana, a V Semana Alagoana de Empreendedorismo e a Jornada das Unidades Acadêmicas. Isto resulta em 2.008 trabalhos inscritos, entre monografias, trabalhos de extensão, outros trabalhos, Pibic e pesquisas, envolvendo 6.559 autores de trabalhos, 1.507 apresentadores e 1.545 orientadores.

“É um grande momento de aprendizagem, de debate e troca de saberes, envolvendo à comunidade acadêmica e sociedade em geral”, ressalta o vice-reitor Eurico Lôbo, coordenador do evento.

 

O I Fórum Alagoano de Nutrição em Pediatria na quarta-feira, dia 25, é uma das atividades da Faculdade de Nutrição (Fanut), durante o congresso acadêmico. O evento ocorrerá no auditório do Csau, durante os dois horários, são destinadas 150 vagas e tem a coordenação das professoras Mônica Lopes e Mariellema Cardoso. Além de minicursos, simpósio, apresentação de trabalhos e palestras, a programação da Faculdade inclui a exibição do filme “Garapa” nesta sexta-feira, 27, das 8h às 12h, seguido da mesarredonda “A fome e o direito humano à alimentação adequada, no auditório do Csau.

Nesta terça-feira, 24, na Faculdade de Nutrição foi realizado o Simpósio de AGEs (Produtos finais da glicação avançada), sob a coordenação da professora Luci Tojal. O evento foi marcado por mesas redondas que trataram dos produtos de glicação avançada e suas implicações na saúde humana.

 

Faculdade de Medicina realiza III Mostramed

 

A programação da Faculdade de Medicina para o VI Congresso Acadêmico contempla a comunidade com a realização da III Mostramed, desenvolvendo diversas atividades durante esta semana no Hospital Universitário e no Csau. Dentre as atividades, estão cursos, avaliação de TCCs, conferências e apresentação de trabalhos de extensão.  Nesta terça-feira, dia 24, aconteceu, no auditório do HU, a conferência “Sexualidade e Segurança”, com o professor Rogério César Correia Bernardo. Na quarta-feira, dia 25, no mesmo local, às 11h, o professor José Antônio Morais Martins falará sobre “A mulher e suas idades”.

 

Esenfar participa do congresso com vasta programação

 

A Escola de Enfermagem e Farmácia promove até esta sexta-feira, 27, durante os dois horários, palestras, minicursos, jornadas, workshops e mesas redondas, totalizando 167 trabalhos inscritos nas diversas modalidades. Toda a programação está centralizada no Centro de Saúde (Csau).

 

Nesta terça-feira, 24, ocorreu a conferência “Pesquisa e Promoção à Saúde”, com a professora Alacoque Lorenzini Erdmawn, sob a coordenação da professora Ruth França Cizino da Trindade. Das 14h às 15h, está definida a palestra Desenho metodológico para uma pesquisa Epidemiológica, com Herbert Charles Barros (Diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. A professora Maria Aline Barros Fidelis de Moura será a coordenadora dessa mesa.

 

Nesta quinta-feira, 26, pela manhã, acontecerá o Simpósio de Atualização em DST/AIDS - Mobilização para a campanha do dia mundial de luta contra a AIDS. No período da tarde ocorre I Mostra de Experiência Pró-saúde e PET- Saúde Farmácia e Enfermagem.

 

Destaques das Jornadas nas Unidades Acadêmicas

 

FOUFAL

O dia na Faculdade de Odontologia está sendo marcado pela palestra “Manejo Endodôntico do Traumatismo Dentário”, ministrada pela professora Inês Inojosa. Os alunos inscritos tiveram oportunidade de aprender como realizar tratamento de canal em pacientes que sofreram traumatismo dentário.

 

Ainda nesta terça-feira, das 14h às 16h, no auditório Wild Silva, haverá a palestra “Atividade Anti-inflamatória e Antioxidante de Produtos Naturais”, ministrada por Charles dos Santos Estevan. Na quinta-feira, 26, realiza-se o curso de “Endodontia Atual”, ministrado pela doutora Kátia Simone Alves dos Santos, no auditório Wild Silva, das 14h às 16h; no dia 27, o mesmo curso acontece das 8h às 10h.

 

FDA

Os professores da Faculdade de Direito da Ufal ministrarão palestras, mesas redondas e minicursos nas diversas áreas do Direito. Os assuntos vão de temas polêmicos a atuais.

 

Nesta terça, 24, foi a vez dos minicursos “O problema da inconstitucionalidade das leis e atos normativos, com especial referência à fraude à Constituição”, com o professor Marcos Bernardes de Mello; “Direitos fundamentais e controle de políticas públicas”, com o professor Andreas Krell; e “Hermenêutica Constitucional e Teoria dos Princípios”, com o professor Thiago Bonfim.

 

Das 14h às 16h, haverá apresentação dos projetos de extensão e outros trabalhos. E a partir das 19h, ocorrem palestras com os professores Marcos Ehrhrardt e Filipe Lôbo, além de minicursos com os professores Andreas Krell e Thiago Bonfim.

 

IF

 

 Os destaques do Instituto de Física são as apresentações de trabalhos nas modalidades PIBIC e outros trabalhos, além das palestras “Dispositivos Fotônicos Baseados em Sistemas Líquido- Cristalinos” e “Aplicações de MEOMS em Sistemas Biológicos e de Telecomunicações”, ministradas pelos professores Ítalo Marcos Nunes de Oliveira e Marcos Vermelho respectivamente.

 

IGDEMA

Nesta terça-feira, houve a palestra “Análise Espacial da Distribuição Demográfica de Maceió”, ministrada por Alisson Luiz da Costa, que se baseou em dados de censos demográficos de 2000 e 2007, e o minicurso Geodésia, ministrado pelo professor César Peixoto da Rocha, do Instituto de Geografia e Desenvolvimento do Meio Ambiente.

 

Sobre o minicurso e sua importância, o professor César explicou que “a geodésia é o estudo da forma e dimensão da terra, seu campo gravitacional e as medidas topográficas de alta precisão, já que considera a curvatura da terra. Os alunos utilizarão esses estudos em medidas e levantamentos topográficos, cadastramento de terras, planejamento urbano, além de outras aplicações”.

 

Nesta quinta-feira, 26, haverá a palestra “A Exploração de Petróleo no Pré-Sal: Problemas, Soluções e Oportunidades Ambientais”, com o professor Manoel Maia Nobre, das 10h às 11h30, no auditório do Igdema. Vale ressaltar que ao longo da semana, discussões estarão sempre sendo realizadas no Instituto.

 

FSSO

 

O destaque da Faculdade de Serviço Social acontece nesta quarta-feira, 25, no Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. O dia será marcado por palestras e exibição de documentário sobre o tema.

 

CEDU

A jornada do Centro de Educação está também sendo marcada por mesas redondas e minicursos. Nesta terça-feira, ocorreram a mesarredonda “Educação e Inclusão”, ministrada pelas professoras Maria Liege Crisóstomo de Medeiros, Márcia Lúcia Nogueira de Lima Barros e Cynara Maria Silva Santos; o minicurso “Métodos e Práticas de Trabalhos Acadêmicos”, com os professores Wellyngton Chaves Monteiro da Silva e Maria das Graças Correia Gomes; e o minicurso “Sentidos e Significados”, ministrado pelas mestrandas do Cedu Isabela Araújo e Adriana Vieira.

Veja também a programação da Fale com a Semana de Letras 

 

 

Instituto de Matemática

As atividades começaram na manhã desta quarta-feira, 25, e se estendem até o próximo sábado. Dentro do Congresso Acadêmico está sendo realizado o MATFEST 2009, um evento de Matemática que iniciou em 2004. Neste evento são realizados minicursos, palestras, mesarredondas e exposições de trabalhos das categorias; PIBIC, TCC, Extensão, Outros Trabalhos e Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação). Durante este encontro, o instituto de Matemática  recebe 5 pesquisadores de outras instituições; Fagner Dias Araruna e João Marcos Bezerra do Ó, da UFPB, Aline Gomes Pinto e Marcelo Fernandes Furtado, da UnB, e Eduardo Teixeira, da UFC. Estes pesquisadores farão palestras e avaliarão trabalhos das diversas categorias. As atividades serão encerradas no sábado, às 12h00, após uma rica programação de atividades de extensão, dos alunos do PIBIC-Jr da Fapeal, e dos trabalhos dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de EAD.

Fanut promove Fórum e exibição de filme