Público seleciona fotos do Autorretrato na IV Bienal

Projeto já visitou cinco regiões do Estado

O Projeto "Autorretrato - O Nordeste que é a nossa cara" está expondo 30 fotografias na Bienal do Livro. As fotografias são resultantes de cinco visitas feitas a comunidades localizadas em Maragogi, Santana do Mundaú, Palmeira dos Índios, Penedo e Pão de Açúcar. Os visitantes têm a possibilidade de votar nas duas melhores fotos de cada comunidade, a fim de que sejam eleitas as dez melhores fotos do projeto.

Na Bienal, o público votou até esta segunda-feira, 2 de novembro, mas a votação prossegue através do blog do projeto. Segundo Ana Carolina Cabral, estudante de Direito e voluntária do projeto, após apuração, as imagens mais votadas vão virar cartões postais para serem remetidos aos participantes da escolha. Todas as comunidades envolvidas também vão receber cartões.

Derivaldo Santos, sociólogo e um dos que aproveitou a Bienal para fazer sua seleção de fotos, elogiou a iniciativa do projeto. “É maravilhoso ver uma iniciativa como esta de resgatar, mostrar o que cada região tem de melhor. Em cada foto podemos enxergar como as crianças vêem sua própria realidade”, pondera.

Sobre o projeto Autorretrato

O Projeto Autorretrato é um projeto de arte visual que envolve fotografia, cultura e novas tecnologias. Através de oficinas e exposições de fotografia destinadas a crianças de comunidades distintas – ribeirinhas, pesqueiras, indígenas e quilombolas – que ficam no interior de Alagoas. A equipe do projeto visa estimular a percepção das artes visuais, valorizar as manifestações e identidades culturais e democratizar os meios tecnológicos. O Autorretrato é patrocinado pelo Programa do Banco do Nordeste (BNB) de Cultura e Governo Federal.

A proposta principal do projeto Autorretrato é despertar o olhar cultural das comunidades, através da tecnologia digital. A prefeitura da cidade de Pão de Açúcar, através da secretaria de Assistência Social e de Cultura, são nossos parceiros nesta etapa.

O Projeto possui 8 voluntários: Waldson Costa, coordenador e jornalista, Patrícia Machado, Carolina Cabral, Walsyneide Costa, Larissa Wilson, Thiara Melo e Marília Barbosa. “O nosso trabalho é muito gratificante porque a gente sente que as crianças se envolvem, muitas dizem que querem ser fotógrafas agora. Este é um projeto social que incentiva a arte e a cultura. É bastante satisfatório”, diz empolgada Larissa Wilson.

Acompanhe a cobertura completa da Bienal também através do Portal Literal e do blog da Gazetaweb.