Ruy Castro e muito mais na programação da Bienal


- Atualizado em

O jornalista, tradutor e escritor Ruy Castro estará na noite desta sexta-feira, 6 de novembro, para uma palestra sobre “O leitor apaixonado”. O evento será na sala José Marques de Melo a partir das 19h. Heloísa Seixas, que ministraria a palestra juntamente com Ruy Castro, não pôde vir à Bienal por motivos de saúde. Ruy Castro esteve no estande da Ascom e elogiou a organização e estrutura da Bienal. "Proporcionalmente, podemos dizer que a Bienal daqui tem o mesmo sucesso da do Rio. E o mais importante em um evento como esse não é a quantidade de livros que se vende, mas o contato das pessoas com os livros", explicou. "Muitas pessoas acham caro um livro por R$50, mas gasta-se isso em um lanche qualquer. Um livro alimenta melhor e por muito mais tempo", complementa. Segundo o autor, sua palestra girará em torno da paixão que a leitura gera em um leitor e como ela pode ser desenvolvida. "Vamos discutir como isso acontece... acredito que seja algo mágico", opina Ruy Castro, que aprendeu a ler sozinho aos 4 anos e nunca passou um dia sequer sem um livro ou um jornal nas mãos.

Ainda nesta sexta-feira, às 19h, será realizado, no auditório, o seminário em Comemoração dos 220 anos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Das 10h às 17h, acontece o II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: artes, culturas e literaturas. Na ocasião, estarão presentes representantes dos países Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné Bissau. Já na sala José Marques de Melo, a partir das 9h30 o público confere o simpósio “A natureza social da linguagem: a comunidade quilombola Muquém – AL no contexto da história social do português brasileiro”, onde será apresentada a conferência “Projeto: para a história do português brasileiro”, com Ataliba Teixeira de Castillo, da USP/Unicamp.

Em seguida, será realizada a mesa “O projeto de Alagoas: o conhecimento lingüístico e sociocultural da comunidade Muquém”, com Clara Suassuna, Jair Farias e Telma Magalhães. Às 14h, a mesa discutirá o tema “Influências lingüísticas e sociais no Português brasileiro”, com as presenças de Maria Gabriela Costa, Clemilton Pinheiro, Paulo Valença e Solyany Salgado.

Oficinas

SALA IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
10h às 12h - Oficina: “Semeando a leitura, colhendo futuros no meio rural”
Cleide Cristina Soares (MDA/DF)
(40 vagas)
14h às 16h - Oficina: “Cinema e Literatura”
Elinaldo Barros e Lúcia Sá Rebello
(40 vagas)

SALA RUBEM ALVES
Oficina: “A leitura das histórias em quadrinhos e seus recursos expressivos”
Janaina Paula Lima de Souza Santos (SEE/UFAL)
10h às 11h - Módulo I
15h50 às 16h30 - Módulo II
(30 vagas)
Oficina: “Imagem e texto em manuscritos escolares: o que os alunos escrevem quando criam histórias em quadrinhos”
Aline da Silva Ferreira (SEE/UFAL)
11h às 12h - Módulo I
16h30 às 17h30 - Módulo II
(30 vagas)
13h30 às 15h - Oficina: “A prática pedagógica e as relações étnico-raciais no espaço escolar”
Nidiane da Silva Pereira
(30 vagas)

SALA DERMEVAL SAVIANI
Oficina de Inclusão: “Oficina dramatizada com pantomima através da adaptação livre do conto O Patinho Feio” (para pessoas com deficiência intelectual e múltiplas)
9h30 às 10h30 - (60 vagas)
11h às 12h30 - (60 vagas)
Oficina de Inclusão: “Construindo valores com Romeu e Julieta - Ruth Rocha” (para pessoas com deficiência intelectual e múltiplas)
14h às 15h30 - (60 vagas)
16h às 18h - (60 vagas)

SALA GERALDO CARNEIRO
Oficina: “Apresentação de publicações periódicas científicas impressas e seus artigos”
Anamaria da Costa Cruz (RJ)
10h às 12h - Módulo I
14h às 18h - Módulo II
(30 vagas)

SALA RUY CASTRO
10h às 12h30 - Bate-papo com autores
14h às 18h30 - Bate-papo com autores