Gestores avaliam 2009 e planejam 2010

O VIII Encontro de Gestores da Ufal reuniu cerca de 60 pessoas, que compõem o grupo gestor da administração central da Universidade, no Hotel Tambaqui.


- Atualizado em
Encontro reuniu cerca de 60 pessoas da equipe de gestão
Encontro reuniu cerca de 60 pessoas da equipe de gestão

Dois dias de intenso trabalho, debates e integração. Assim pode ser traduzido o VIII Encontro de Gestores da Universidade Federal de Alagoas. “Nosso objetivo é integrar cada vez mais a equipe e conhecer por área as atividades e ações realizadas em 2009 e o plano de ação para 2010”, ressaltaram as assessoras Sônia Cavalcanti e Cristina Azevedo, responsáveis pela organização do evento.  

Na terça-feira, 15 de dezembro, a reitora Ana Dayse Dorea deu às boas vindas a todos avaliando o Projeto Institucional implantado desde 2004, primeiro ano de sua gestão. “O que representa hoje a Ufal para a sociedade? Quais nossas ações já realizadas e o que vamos efetivar nos dois anos que temos à frente da maior instituição pública de ensino superior de Alagoas”, disse Ana Dayse ao destacar as ações de maior visibilidade hoje nas universidades: autonomia, hospitais universitários, Enem, Reuni, avaliação, expansão, investimentos e concursos.    

“É muito importante nossa presença neste evento para interagir mais, conhecer melhor o trabalho intenso que cada setor vem desenvolvendo e que reflete no crescimento da universidade, que chega em 2010 com cerca de 20 mil estudantes, três campi, ensino a distancia, 23 programas de pós-graduação e melhor estrutura. “Nos preparamos agora para os 50 anos em 2011”, disse a reitora. 

Através de apresentações e debates, a equipe vai conhecendo melhor as ações de cada área que integra a instituição, com indicadores de resultados alcançados, metas realizadas e previstas, objetivos e prazos. Os pró-reitores apresentaram as ações previstas para 2010: ampliação de vagas e criação de novos cursos anunciadas pelo pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros Dantas; novos editais e programas de pós-graduação anunciados pelo pró-reitor Josealdo Tonholo; ampliação das ações de extensão para os campi do interior e divulgação de calendário mensal de atividades, destacada pelo pró-reitor Eduardo Lyra; novos eventos artísticos culturais e apoio ao desenvolvimento acadêmico, apresentado pelo pró-reitor Pedro Nelson Bonfim.

Saindo das pró-reitorias acadêmicas, as apresentações chegaram à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), com a pró-reitora Sílvia Cardeal, destacando a realização de novos concursos e vagas para docentes e técnicos além de ampliação do quadro de cursos de capacitação para os servidores. O Pró-reitor João Carlos Barbirato, da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) apresentou os números do orçamento previsto para 2010 e as áreas de mais investimento.    

Destaque especial para as ações desenvolvidas em 2009 pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) que tem as tarefas da área de licitação de obras, pregões, compras, transportes e segurança da universidade. O engenheiro Flávio Barboza relatou as dificuldades vividas este ano e o trabalho feito para superar a burocracia do serviço público em 2010. O gabinete da Reitora, através da chefe Maria José Messias, relatou toda a dinâmica vivida pela equipe que coordena as ações e atividades da reitora Ana Dayse, também na vice-presidência da Andifes, e do vice-reitor Eurico Lôbo.

O interior esteve presente informando as novidades para 2010 do Campus Arapiraca e polos de Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios, com os diretores Williams Soares e Simone Ferreira; e do Campus do Sertão, com a professora Ediméia Santiago. Também apresentaram suas ações realizadas em 2009 e previstas para 2010, a Assessoria de Comunicação, Núcleo de Cooperação Internacional, Hospital Universitário, Biblioteca Central, Controladoria Geral e Fundepes.

No encerramento, na quarta-feira, 16 de dezembro, a reitora Ana Dayse e o vice-reitor Eurico Lôbo, agradeceram o empenho de toda a equipe e anunciaram um novo encontro para o mês de março de 2010, dessa vez também com os novos diretores das unidades acadêmicas. “Adoro ouvir as pessoas, conhecer as opiniões, pois assim faremos sempre planos de metas mais bem elaborados, amplos e com maiores chances de alcançar a plena realização”, disse a reitora, sendo apoiada pelo professor Eurico Lôbo, “sempre no trabalho coletivo as ações fluem melhor e as metas são alcançadas”, disse o vice-reitor. 

O almoço de encerramento marcou também a confraternização da equipe de gestão que deseja um Feliz Natal para toda a comunidade acadêmica e que em 2010 todas as metas sejam alcançadas.