Inscrições abertas para Residência Multiprofissional e resultado da Residência Médica no HU

Tamara Albuquerque - jornalista

O Hospital Universitário divulgou o resultado final da seleção para Residência Médica, confira no site. A matrícula será nos dias 18 e 19 de janeiro, das 7h30 às 12h. Os selecionados devem levar comprovante de inscrição no INSS/Pis/Pasep/Nit; fornecer o número da conta no Banco do Brasil (xerox do cartão); uma foto para o crachá; e xerox do título de eleitor, RG, CPF e CRM. O não comparecimento implicará na perda da vaga pelo candidato.

Residência Multiprofissional

As inscrições para o concurso de residência multiprofissional de saúde do Hospital Universitário foram reabertas e se estendem até esta sexta-feira, 15 de janeiro. A medida foi adotada após a Comissão ter avaliado como injusto o pré-requisito para inscrição exigindo que o candidato tivesse até dois anos de formado. Na avaliação dos integrantes da Comissão, apesar de ter sido uma recomendação do Ministério da Educação, o pré-requisito feria o princípio da isonomia constitucional provocando injustiça para os candidatos que possuíssem mais de dois anos de conclusão do curso de graduação.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Comissão, localizada na Direção de Ensino do Hospital Universitário, das 8h às 12h. Nos casos dos candidatos que residem fora de Maceió, as inscrições podem ser feitas via Sedex desde que sejam enviados todos os documentos solicitados no edital e comprobatórios dos requisitos básicos para o seguinte endereço: Secretaria Executiva da CRIM/HUPAA, Direção de Ensino, Avenida Lourival de Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, CEP 57.061-960, Maceió, AL.

O concurso abre 12 vagas na Residência Integrada Multiprofissional de Saúde, uma modalidade de educação em serviço, pós-graduada. As vagas, em quantidade igualitária, são para as especialidades de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. O requerimento da inscrição, assim como o edital e o manual do candidato estão disponíveis no site do Hospital Universitário.

A prorrogação do prazo de inscrição também altera o calendário de provas, que passa a ser o seguinte: a prova teórica será realizada no dia 10 de fevereiro de 2010 e o resultado divulgado após dois dias, dia 12 de fevereiro. O prazo para recurso é até o dia 19 de fevereiro e a entrevista e análise do currículo nos dias 23 e 24 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 25 de fevereiro e a matrícula dos aprovados no dia 8 de março de 2010.

Entre os requisitos para disputar uma das vagas está o de ser graduado em faculdade ou escola oficializada no País, numa das especialidades citadas anteriormente. A carga horária da residência multiprofissional é de 60 horas semanais, estabelecida de acordo com a legislação específica da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde. O candidato aprovado tem direito a alimentação no local de serviço, alojamento durante os plantões e uma bolsa no valor definido pela legislação vigente, em torno R$1.900,00.