Ufal assina contratos de incubação

Foram assinados os contratos dos aprovados na seleção de projetos e empreendimentos para incubação e pré-incubação da Ufal. A celebração da assinatura foi realizada no dia 10 de dezembro em solenidade no gabinete da vice-reitoria. As empresas selecionadas foram OSWD Systems, SPRY Software, Zuq Innovation, Fungial, Net Point e Chegança Produções.

Os projetos têm um prazo de execução de três anos

Luciana Silva - jornalista

Potencial inovador foi o diferencial de todos os projetos aprovados no processo de seleção de projetos e empreendimentos para incubação e pré-incubação da Ufal. A celebração da assinatura dos contratos foi realizada no dia 10 de dezembro, em solenidade no gabinete da vice-reitoria.

Nesta chamada, foram selecionados projetos para Incubal, que são os de base tecnológica, e para o Núcleo Espaço Gente, que são os de base tradicional e sócio-cultural. Estiveram presentes o vice-reitor Eurico Lôbo, o pró- reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Josealdo Tonholo, o gerente de programa de Empreendedorismo da Ufal, Josilan Paulino, e  representantes das empresas que são formadas por docentes e estudantes.

Entre os projetos selecionados, cinco serão pré-incubados e um incubado. São pré-incubados os projetos que demonstraram potencial inovador, mas que ainda não possuem estudo de viabilidade ou plano de negócios consistente; já os projetos que demonstraram potencial inovador e viabilidade necessária ao seu desenvolvimento são diretamente incubados.

As empresas selecionadas foram OSWD Systems, SPRY Software, Zuq Innovation, Fungial, Net Point e Chegança Produções. Os projetos têm um prazo de execução de três anos e contam com uma previsão orçamentária na ordem de 3 milhões, com recursos distribuídos entre bolsas RHAE/CNPq  e financiamento do Sebrae, Finep, Fapeal e FIEA.

Os representantes das empresas falaram da importância de fazer parte das incubadoras e o quanto será relevante este momento para o crescimento profissional. Alguns participantes estão na academia como docente e outros como estudantes, outros já formados e no mercado de trabalho. Para Leandro Sales, da Spry Software, essa é uma oportunidade para que possam desenvolver e dar continuidade aos seus projetos.

De acordo com o professor Tonholo, as empresas que surgem nas universidades geralmente são constituídas como resultados de projetos de iniciação científica, e, geralmente, entram no mercado com produtos mais competitivos. O vice-reitor Eurico Lôbo destacou o movimento existente nas universidades no fomento à cultura do empreendedorismo, e falou da importância da formação dos indivíduos para que despertem seu potencial empreendedor e montem seu próprio negócio.

A Ufal tem duas incubadoras de empresas, o Núcleo Espaço Gente e a Incubal, tendo esta última parceria com Sebrae, FIEA/IEL e Governo do Estado/SECTI/Fapeal. Os interessados em conhecer mais as incubadoras podem acessar osendereços eletrônicos da Incubal e do Espaço gente.