Extensão realiza projeto para o desenvolvimento do litoral norte


- Atualizado em 06/05/2024 15h32
José Roberto e Cicero Péricles na reunião de preparação
José Roberto e Cicero Péricles na reunião de preparação

 

A Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão, está desenvolvendo o projeto Conorte-Ufal - Mobilização, Diagnósticos e Planejamento Territorial Participativo do Litoral Norte, aprovado pelo CNPq, com recurso do Ministério do Desenvolvimento Social para atuação no território do Consad no Litoral Norte do Estado de Alagoas. A equipe é formada por 35 alunos bolsistas e colaboradores e nove professores da Ufal que atuam como coordenadores de suas áreas de atuação.

 

No último dia 4 de janeiro, foi realizada a primeira palestra deste ano na Ufal, como parte de preparação da equipe de execução do projeto. A palestra "Desenvolvimento Territorial Sustentável" foi proferida pelo economista Cícero Péricles, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal, que fez uma análise sócio-econômica do Estado de Alagoas com ênfase no Litoral Norte. Dados relacionados à formação do povo, à falta de modernização da infraestrutura de produção e ao baixo investimento em educação básica e tecnológica foram apresentados como as principais causas da pobreza e do atraso da região.

 

No dia seguinte, foi realizada a primeira viagem do grupo com destino a Porto Calvo e Maragogi, como parte das atividades de reconhecimento territorial. Em Porto Calvo, foi realizada uma reunião no auditório da prefeitura com representantes dos municípios: Barra de Santo Antônio, Matriz do Camaragibe, Porto de Pedra, Jundiá, Jacuípe e Porto calvo. Em Maragogi, o grupo conheceu a Cooperativa de Pequenos Agricultores Organizados (Copeagro).

 

O professor José Roberto, coordenador de Extensão, apresentou o projeto e solicitou o engajamento do poder público da sociedade civil organizada para, juntamente com a universidade, pensar de forma estratégica o território do Consad.  “Da mesma forma que os países formam blocos de interesses econômicos, sociais e culturais, é necessário que os municípios reconheçam suas limitações, potencialidades e vocações. Esta será a base referencial para construir, conjuntamente, a visão de futuro rumo ao desenvolvimento, finalizou”.

 

Na quinta-feira, dia 7, mais uma viagem de reconhecimento territorial foi realizada pelo grupo,  que reuniu representantes dos outros seis municípios do Consad na cidade de Passo de Camaragibe. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.