"Filhinhos da Mamãe" sai na sexta-feira

Com 27 anos de fundação, o bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe fará seu cortejo no dia 5 de janeiro, com o tema Mamãe, estrela radiosa das Alagoas, comemora com seus filhinhos a boda de jequitibá do Teatro Deodoro, fazendo o percurso do Museu Théo Brandão até a calçada da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá.


- Atualizado em 06/05/2024 15h32
Bloco Filhinhos da Mamãe
Bloco Filhinhos da Mamãe

O “Filhinhos da Mamãe” foi fundado por artistas da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e da Cia. Teatral Comédia Alagoense. Os fundadores inspiraram-se no espetáculo teatral “Estrela Radiosa”. O bloco foi fundado em 1983 com o objetivo de reanimar o carnaval de rua de Maceió. Desde então, o bloco abriu as festividades momescas pelas ruas da capital, preenchendo a lacuna aberta pela ausência dos tradicionais banhos de mar à fantasia.

 

O “Filhinhos da Mamãe” agrega em seu cortejo pessoas do teatro, escritores, artistas plásticos e visuais, dançarinos, jornalistas e intelectuais. É um bloco que sempre se manteve acessível à participação de todos sem discriminação de classe social, gênero e cor. Para participar do bloco, basta ao interessado ter muita animação. A entrada é gratuita.

 

Durante a concentração do bloco, como em todos os anos, haverá a entrega do prêmio Folião Pedro Tarzan 2010 para as três melhores fantasias. Como já é tradição, estarão presentes para acompanhar o cortejo de Mamãe, o Boi Dragão Lajense, o bloco Filhas de Lenita e o bloco Vacas Profanas.

 

A caracterização deste ano da boneca Mamãe e dos Guardiões foi projetada pelo carnavalesco Gil Lopes. A administração geral do bloco fica a cargo da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e do Museu Théo Brandão.

 

Depois da fundação do bloco filhinhos da mamãe, em 1983, outros blocos de carnaval de rua surgiram em Maceió, a exemplo do Filhos da pauta, As Pecinhas de Maceió, Os Meninos da Albânia. “O nosso bloco conseguiu redimensionar o carnaval de rua de Maceió, indicando o Jaraguá e a Pajuçara como novos pólos da folia maceioense”, disse Ronaldo de Andrade, um dos fundadores do Filhinhos da Mamãe.

 

 

Exposição de carnaval

 

O Museu Théo Brandão também preparou uma exposição especial para dar boas vindas ao carnaval. Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, será lançada a mostra Carnaval que nos convém, na folia dos filhinhos da mamãe, que faz alusão às comemorações carnavalescas.

 

A exposição, que tem curadoria de Denis Matos, traz fotografias, pinturas, esculturas e estandartes, confeccionados por diversos artistas alagoanos.

 

De acordo com a diretora do MTB, Leda Almeida, ao realizar a mostra e outras atividades referentes à data, como o desfile do bloco carnavalesco Filhinhos da mamãe, o Museu está exercendo seu papel perante a cultura popular brasileira. “Sendo o carnaval uma das demonstrações mais fortes da cultura popular do Brasil, especialmente de Alagoas, entendo como uma obrigação do Museu Théo Brandão estar sintonizado com essa expressão cultural”, disse.

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.