Portal de Extensão recebe mais de 3300 cadastros em apenas uma semana na rede

A lista de selecionados para os cursos de verão será divulgada nesta sexta-feira, 8, no Portal da Extensão. Caso haja desistência, os próximos nomes das listas serão contactados. Todas as apostilas estarão disponibilizadas no site, junto com a confirmação de inscrição.

José Roberto dos Santos, coordenador de Extensão

Jhonathan Pino - jornalista

Já está disponível na rede o Portal de Extensão da Ufal. Com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão, o espaço eletrônico foi inaugurado na última semana, recebendo as inscrições dos Cursos de Verão, iniciadas no dia 27 de dezembro.

O professor José Roberto Santos, coordenador de Extensão, destacou a importância do Portal. “Primeiramente nós criamos o conceito de extensão em rede, para que a Ufal pudesse trabalhar com ela. O portal é uma ferramenta que serve de ponte entre a sociedade e a universidade, executando de forma extensiva os projetos acadêmicos, que devem beneficiar as comunidades externas”.

Segundo José Roberto, o portal, além de servir como meio de comunicação e divulgação das atividades desenvolvidas pela pró-reitoria, com editais, informes, cursos e calendário disponíveis, também funciona como agrupamento temático de pessoas com interesses comuns.

Ele funciona a partir do cadastramento das pessoas interessadas nos projetos. No ato da inscrição, o interessado preenche dados referentes às áreas de pesquisa de atuação. O portal então deverá classificar essas pessoas em uma das oito temáticas diferentes e 53 linhas de pesquisas existentes na universidade; elas serão divididas em grupos para recebimento de informações personalizadas de suas áreas de interesse. Em concordância com essas linhas temáticas, o portal possui oito fóruns temáticos, mediados por professores responsáveis em cada área específica.

O portal eletrônico também será um canal de pesquisa de ações de extensão, através de um banco de dados digitalizado com os trabalhos desenvolvidos pelos projetos realizados a partir do ano de 2004, e servirá de tramitação, acompanhamento e avaliação dos projetos que estejam em andamento. “Atualmente são mais de 500 projetos desenvolvidos em todo o estado” ressaltou José Roberto.

Como forma de dar maior visibilidade às ações desenvolvidas na universidade, também estará disponível uma agenda com os eventos relacionados aos projetos de extensão. Em apenas uma semana disponível na rede, mais de 2500 pessoas se cadastram no Portal, inicialmente interessadas nos Cursos de Verão.

Cursos de Verão

Os cursos  acontecem entre os dias 11 e 22 de janeiro. São oferecidos cursos de Web Design; Br Office 3.0; Internet e Informática; Geoprocessamento Terra View; Agente Cultural Comunitário; Filosofia da história na filosofia marxista - primeiras aproximações; Curso de Dança; Introdução ao Framework QT; Novo Acordo Ortográfico contextualizado nas correspondências oficiais; Curso Básico de Fotografia; Introdução ao violão popular; Fabricação de produtos de limpeza; Desvendando a economia e Manuseando o Eviews.

A lista de selecionados para os cursos será divulgada nesta sexta-feira, 8, no Portal da Extensão. Caso haja desistência, os próximos nomes das listas serão contactados. Todas as apostilas estarão disponibilizadas no site, junto com a confirmação de inscrição.