Renan cobra mais ação do governo na educação alagoana

Por Jonas Silva

O senador Renan Calheiros (PMDB) lamentou, nesta terça-feira, 19, o fato de o Estado não estar utilizando os recursos federais, para investimentos na educação. “Há mais de três anos Alagoas não se utiliza dos recursos disponibilizados pelo Ministério da Educação”, observou Renan, comentando que, somente agora, o secretário estadual levou uma proposta para o ministro Fernando Haddad.

“Falei pessoalmente com o ministro, e ele apoiou a minha proposta de utilizar pelo menos uma parte desses recursos em aparelhamento e modernização das escolas e o ministro se prontificou a disponibilizá-los”, completou.

Renan lembrou que o Estado precisa ser cobrado, para aproveitar o trabalho que o governo federal está realizando em Alagoas. “O que está acontecendo no nível superior da educação em Alagoas é uma coisa fantástica”, enalteceu. “O governo Lula levou a universidade federal ao interior e a reitora da Ufal, Ana Dayse, está cumprindo um papel fundamental nesse processo”, informando que os Campi de Penedo, Palmeira dos Índios e Arapiraca já são uma realidade. “Somente em Arapiraca, são mais de 3 mil alunos frequentando a universidade”, colocou, dizendo que no mês passado, acompanhou uma ampliação executada no campus,  ao lado de Ana Dayse e do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. Também está sendo construído o Campus de Delmiro Gouveia, que entrará em funcionamento no decorrer deste ano. Para isso, já foram realizados concursos para contratação de professores e servidores.

“O maior investimento que um governo pode fazer é na educação”, destacou o senador, enaltecendo, ainda, a evolução das escolas técnicas no Estado, através do Instituto Federal de Alagoas, antigo Cefet (Centro de Educação Federal e Tecnológica).

Quatro escolas profissionalizantes já estão instaladas em Alagoas, nas cidades de Maceió, Satuba, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios. “O governo federal vai construir mais oito escolas técnicas em Alagoas”. Já teve início a implantação das instituições de Arapiraca, Murici e Penedo que, através de convênios com as prefeituras – que disponibilizam os prédios para o funcionamento – poderão disponibilizar seus cursos já a partir de março.

“Precisamos cobrar do governo do Estado os investimentos para a Educação em Alagoas, para não perdermos essa oportunidade histórica que o governo federal está nos oferecendo”, concluiu.