A vida acadêmica muito além da sala de aula

No dia de 22 de fevereiro inicia o ano acadêmico na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para "feras" e veteranos, nada melhor do que ficar por dentro de serviços, projetos, programas e atividades realizados na instituição, que poderão contribuir no desenvolvimento da vida acadêmica.

Atividades ambientais com escolas públicas

Daniel Dabasi - jornalista

Para começar, todo universitário precisa saber que na Ufal existe a Pró-reitoria de Extensão (Proex), setor responsável por criar pontes entre a universidade e a população, onde o aluno pode desenvolver projetos, receber bolsas e ganhar visibilidade dentro e fora da instituição. Os setores ligados à Proex vêm ganhando força a cada ano, a exemplo das Casas de Cultura, do Museu Théo Brandão, do Museu de História Natural e da Usina Ciência.

Cultura

Nas Casas de Cultura, os universitários poderão aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outras línguas. As matrículas são abertas semestralmente e os cursos são ofertados a preço acessível, no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, na Praça Sinimbu, no Centro.

Para os antenados em arte e cultura, a Proex mantém a Pinacoteca Universitária, também no Espaço Cultural, sempre com exposições de grandes artistas nacionais e internacionais, com enfoque a artistas da terra, promovendo o debate acerca da arte produzida ao longo dos tempos. A Pinacoteca é um importante espaço para as artes em Alagoas e existe desde 1981.

Outro grande orgulho mantido pela Universidade é o Museu Théo Brandão. Localizado na praia da Avenida, o museu é considerado a maior referência da cultura popular alagoana. Uma coleção de arte popular e um vasto material de pesquisa antropológica, doados pelo folclorista Théo Brandão, estão abertos para visitação, sempre de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 14h às 17h.

Ciência

Os alunos terão a disposição também, a Usina Ciência, que reúne o principal acervo de experimentos educativos científicos e tecnológicos do estado de Alagoas, distribuído em salas de exposições, laboratórios, parque científico e casa ecológica. Vale lembrar que neste espaço científico funciona o Planetário, local que serve para observações astronômicas e que atrai milhares pessoas, durante todo o ano. A Usina Ciência fica na Rua Aristeu de Andrade, 452. Farol.

Contato: (82) 3221 8488 / 3326 4159. Site: www.usinaciencia.ufal.br.

Meio ambiente

O cuidado com o meio ambiente também tem espaço garantido nas ações da Proex. Um núcleo ambiental foi instituído pela Resolução n° 26/2003 do Conselho Universitário da instituição e assim foi criado o Arboretum de Alagoas, que possui espaço para o desenvolvimento de estudos, experimentos e ações multidisciplinares voltados à preservação e recuperação ambientais. Os interessados em participar do projeto é só enviar um e-mail para ulysses.crtz@gmail.com.

Direitos

Compondo o leque de serviços prestados à comunidade, a Ufal mantém ainda o Escritório Modelo, que presta assistência jurídica junto à Vara de Família e ao Juizado Especial do Poder Judiciário estadual. A prestação de serviço é realizada por alunos da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), sob a supervisão e orientação de professores da Coordenação de Prática Jurídica (CPJ). Contato: (82) 3322-1460 / 3322-3160.