Autorização para concurso no HU será assinada no dia 25
- Atualizado em
Tamara Albuquerque - jornalista
O diretor do Hospital Universitário da Ufal, Paulo Teixeira, assina no próximo dia 25 de fevereiro, na Procuradoria Regional do Trabalho (PTR) da 19ª Região, o documento que autoriza o hospital fazer a contratação precária de futuros servidores visando a abertura de 96 leitos na instituição. É um passo importante para fortalecer a saúde pública no Estado - hoje com carência de pelo menos 400 leitos para o SUS - dado em parceria com os gestores estadual e municipal da saúde. A autorização para contratação de profissionais através de concurso simplificado foi concedida pela procuradora do Trabalho, Virgínia Ferreira, numa demonstração de sensibilidade às dificuldades que usuários enfrentam para ter acesso a internamentos, dada a deficiência no quantitativo de leitos do SUS no Estado.
Participaram da reunião, realizada na semana passada, o secretário estadual da Saúde, Herbert Motta e o presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa de Alagoas (Fundepes), Roberto Jorge Vasconcelos, parceiros no projeto do diretor Paulo Teixeira para ampliação dos leitos do Hospital Universitário. A instituição possui capacidade física para funcionar com 300 leitos, mas em função da carência de profissionais, apenas 174 estão ativos.
Segundo explica Paulo Teixeira, a contratação dos profissionais viabilizará a abertura de 96 leitos no HU, dos quais 30 serão destinados aos pacientes da oncologia e os demais, distribuídos entre clínica médica, clínica cirúrgica, UTI Geral e pediatria. Com as aquisições dos servidores, o hospital também colocará em funcionamento quatro salas de cirurgia, atualmente desativadas na instituição. “Será um ganho imensurável para o sistema de saúde e para nossa população dependente do SUS” reforça Teixeira.
Os ganhos com os novos leitos no Hospital Universitário também se estendem ao governo do Estado, já que a medida promoverá economia substancial nas contas públicas da área da Saúde. A estimativa é de que os 96 leitos custarão ao governo até três vezes menos que o valor pago atualmente a hospitais filantrópicos e particulares para uso de leitos pelo SUS. “Além disso, esses leitos vão garantir ao usuário que hoje aporta de forma inadequada no Hospital Geral do Estado (HGE) - por falta de leitos - o acesso à assistência especializada” avalia. A novas salas de cirurgia serão destinadas a procedimentos de média e alta complexidade, que registram grande demanda reprimida no Estado.
Seleção
Segundo anuncia Paulo Teixeira, o processo de seleção dos futuros servidores do Hospital Universitário será elaborado pela Fundepes, a fundação de apoio à Universidade Federal de Alagoas. A previsão é de que sejam contratados entre 350 a 400 profissionais da área de saúde e administrativa. Pelo projeto de Texeira, a seleção dará oportunidade a médicos de várias especialidades, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes administrativos e psicólogos, entre outros.
“Vamos esperar que as equipes técnicas dos nossos parceiros [secretarias estadual e municipal da saúde, Ufal e Fundepes], definam quantitativo e custeios desses novos profissionais. No convênio que será firmado, o Hospital Universitário entrará com toda estrutura física e serviços para abertura dos leitos, a exemplo dos setores de lavanderia, restaurante, ambulatórios, centro cirúrgico e central de esterilização; enquanto que os demais parceiros assumirão a folha de pagamento dos novos profissionais.
Por ser um processo simplificado, adotando-se como critérios a aprovação, classificação e aplicação de exame objetivo e escrito, Teixeira estima que o concurso para o HU possa vir a ser realizado em até 90 dias.