Bolsas e ações institucionais incentivam a pesquisa e a pós-graduação

Congresso Acadêmico revela crescimento da pesquisa na Ufal

Julianne Leão – estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) é o canal das atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação da Ufal, que tem por finalidade planejar, superintender e coordenar as políticas de pesquisa e pós-graduação. A equipe atual é formada pelo Pró-reitor Josealdo Tonholo, além dos coordenadores de Pesquisa, Sílvia Beatriz Uchôa; de Pós-Graduação, Sandra Nunes; de Programas Especiais, Francisco José Rosário; e do Núcleo de Inovação Tecnológica, José Carlos Cressoni. A Pró-reitoria conta também com a equipe técnica, formada por 11 servidores e 21 bolsistas de apoio administrativo.

São promovidos pela Pró-reitoria programas relacionados à Pós-Graduação Strictu Sensu e Programas Institucionais de Bolsas, entre eles o Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa-ação (Pibip) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que contribuem no engajamento e formação dos estudantes que realizam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Como consequência do investimento permanente, o desenvolvimento da Ufal, no que diz respeito à investigação científica, à produção técnico-científica e à formação de recursos humanos no nível de pós-graduação, tem apresentado uma expressiva taxa de crescimento.  “Em 2003, a Ufal contava apenas com 109 grupos de pesquisa. Atualmente, esse número se ampliou para 213, registrados no CNPq”, ressalta Josealdo Tonholo.

Para que a Ufal demonstre, cada vez mais, um crescimento significativo na história da pós-graduação em Alagoas, Tonholo destaca a importância dos alunos na participação dos programas oferecidos. “A participação destes estudantes em projetos de pesquisa, conduzidos por professores-pesquisadores qualificados e produtivos, contribui para a aprendizagem de técnicas e métodos necessários à pesquisa, para o desenvolvimento do pensar e do criar cientificamente, aprimorando assim seu espírito crítico, orientando-os para a vida acadêmica e para um papel de liderança profissional em suas respectivas áreas de interesse”, ressalta o professor.

A política de pós-graduação e pesquisa da Ufal está plenamente coerente com a missão da universidade Brasileira; buscar incessantemente responder de forma positiva às metas que levem à inclusão, expansão e inovação. Hoje, a Ufal conta com 21 mestrados e 6 doutorados, incluindo a participação na Rede Nordeste de Biotecnologia, que se constitui num doutorado reconhecido pela Capes.

Os resultados da avaliação pela Capes mostram boas perspectivas de evolução qualitativa e quantitativa da pós-graduação. De acordo com os pareceres fornecidos pelas comissões de área, já na próxima avaliação, em 2010, os programas de Agronomia, Direito, Letras e Linguística, Física da Matemática Condensada e Matemática poderão obter conceitos maiores.

Mestrados Interinstitucionais

Em 2009, foram iniciados os mestrados interinstitucionais oferecidos pelo Centro de Educação, em parceria com a Uneal e a IFPE. Para este ano de 2010, foram aprovados pela Capes os mestrados interinstitucionais de Modelagem Computacional, em parceria com a IFSE e IFBA, e o de Letras, também em parceria com as mesmas instituições. Importante ressaltar que nesses Minter, a Ufal é a instituição ofertante, disponibilizando professores qualificados e conhecimentos.

Qualificação de Quadros

Desde 1989, com a instalação do primeiro curso stricto sensu, a Ufal demonstra, a cada ano, o envolvimento em qualificar quadros pra suprir a demanda interna do estado de Alagoas. Nos últimos anos, esse investimento foi intensificado.  Até ano passado, 1133 servidores  obtiveram títulos de mestres e doutores.