Diversidade é a marca da programação carnavalesca
O Museu Théo Brandão iniciou na última terça-feira, dia 2, a programação carnavalesca deste ano, com a exposição Carnaval que nos convém, na folia dos filhinhos da mamãe. Com a curadoria de Denis Matos, a mostra é composta por 65 trabalhos de 43 artistas de estilos, épocas e técnicas diferentes. Confira a programação completa das folias carnavalescas.
- Atualizado em
São fotografias, pinturas, esculturas, estandartes e instalações, que representam a alegria do carnaval alagoano. O curador também montou uma sala para homenagear os artistas e foliões que já se foram, como é o caso de Edgar Bastos e Ronaldo Aureliano. A exposição está aberta ao público, gratuitamente, até o dia 27 de fevereiro.
Nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, a partir das 20h, tem Papel no Varal, no pátio do Museu Théo Brandão. Sarau de poesias eróticas, performance teatral, apresentação musical, exposição de artes plásticas e baile carnavalesco estão na programação. Já na próxima sexta-feira, dia 5, o tradicional bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe se concentra às 20h30 no Museu Théo Brandão e depois desfila pelas ruas de Jaraguá. O bloco desfila há vinte e sete anos pelas ruas de Maceió, trazendo à tona toda a magia do carnaval de rua.
De acordo com a diretora do MTB, Leda Almeida, ao realizar a mostra e outras atividades referentes à data, como o desfile do bloco carnavalesco Filhinhos da mamãe, o Museu está exercendo seu papel perante a cultura popular brasileira. “Sendo o carnaval uma das demonstrações mais fortes da cultura popular do Brasil, especialmente de Alagoas, entendo como uma obrigação do Museu Théo Brandão estar sintonizado com essa expressão cultural”, disse.
Na manhã do dia 6, o bloco Pinto da Madrugada promete arrastar mais de cem mil foliões pela orla da Pajuçara. O bloco, que completa dez anos, também faz parte dessa vontade de resgatar os carnavais de frevo de rua, que são mais identificados com a nossa cultura.
Atividades acadêmicas
Mantendo a alegria do carnaval, de 8 a 12 de fevereiro, a universidade realiza o planejamento pedagógico para o início de mais um semestre e elabora a programação de recepção dos feras. A aula inaugural promete ser uma grande festa de boas vindas aos novos graduandos. As aulas iniciam no dia 22 de fevereiro nos Campi Maceió e Arapiraca. Fique atento ao calendário acadêmico!
De 22 a 26 de fevereiro, será realizada a X Semana de Comunicação, que tem como tema "Por uma comunicação livre e transformadora". A programação inclui palestras, grupos de debates, oficinas e painéis.
E tudo isso é apenas o início de mais um semestre de muitos eventos, congressos e atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.