Espaço Cultural: artes e diversidade cultural

Em mais de 20 anos de existência, o Espaço cultural tornou-se uma referência no Centro de Maceió, no que diz respeito às artes, à convivência social e à diversidade étnica e linguística.

Professor Guido Lessa, diretor do Espaço Cultural

Simone Cavalcante - jornalista

A cultura está presente em todas as esferas do meio social, manifestando-se de variadas formas. No ambiente acadêmico, ela ganha mais destaque nas ações e nos projetos da extensão pela sua relação direta com a sociedade. É nesse contexto que os espaços culturais universitários estão inseridos como uma via compartilhada de saberes e conhecimentos entre a comunidade e a universidade, a exemplo do que acontece no Espaço Cultural Salomão de Barros de Lima, na Praça Sinimbú.

O seu prédio, de arquitetura moderna, abriga hoje diferentes setores de ensino, que desenvolvem atividades de abrangência social. Nele funcionam: os cursos de nível superior nas áreas de Música, Teatro, Dança e Canto, para os que pretendem alcançar uma formação acadêmica, seja em licenciatura ou bacharelado; cursos de extensão nessas mesmas áreas, abertos à comunidade em geral;  a Escola Técnica de Artes, com oferta de cursos profissionalizantes, como o de Formação do Ator; e as casas de cultura voltadas ao ensino dos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, latim e português. Além desses cursos, o espaço contempla dois núcleos de pesquisa: o NEAB, dedicado a temas, questões e problemas do universo afrobrasileiro (condições de permanência dos alunos cotistas na universidade, etc), e o NACE, que realiza pesquisas em Artes Cênicas e espetaculares, lançando teorias sobre processos de criação.

No universo das artes plásticas, encontra-se aberto à visitação pública e gratuita o acervo da Pinacoteca Universitária, que divulga artistas de Alagoas e de outros estados do Brasil numa série de exposições de artes visuais. Quanto ao aspecto da convivência, vale destacar o funcionamento da Sala dos aposentados, onde os funcionários inativos obtêm informações sobre seus direitos e organizam programações de lazer; do Art Studium, uma sala reservada a reuniões e exibições de filmes; e do Auditório Guedes de Miranda, voltado à realização de apresentações culturais. Atualmente, o Espaço Cultural está sob a responsabilidade da Coordenação de Assuntos Culturais (CAC), ligada à Pró-Reitoria de Extensão. E no decorrer de sua história, já contribuiu para o desenvolvimento intelectual de centenas de crianças, jovens e adultos, incentivando o gosto pelas artes e a formação de novas platéias.

Na ótica do diretor do espaço e também coordenador da CAC, professor Guido Lessa, o que une os diferentes núcleos do Espaço Cultural é o compromisso com a educação e a transformação da sociedade, princípios norteadores da universidade. Por conta disso, existe uma grande preocupação com o aprimoramento técnico das atividades ofertadas e a busca de ações afirmativas voltadas à cidadania, ao bem estar e ao interesse social. Para Teixeira Coelho, uma política cultural só tem razão de ser, quando fortalece a sociedade civil e atende a seus interesses. É nessa direção, dentro do contexto universitário, que o Espaço Cultural mantém firme seu compromisso com a sociedade alagoana na garantia do acesso democrático aos bens culturais.