Feras de Engenharia Civil visitam LCCV

Estudantes conheceram as instalações físicas do prédio e assistiram a palestra e vídeo em 3D.


- Atualizado em
Alunos admiraram os recursos da sala de P&D
Alunos admiraram os recursos da sala de P&D

Rayssa Lira - jornalista

Cerca de 60 novos estudantes do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas visitaram, nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).

A visita já faz parte da programação do curso de nivelamento oferecido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil há dois anos, entretanto, este ano trouxe um diferencial: a nova infraestrutura do LCCV, que passou a figurar entre os laboratórios mais modernos e equipados em níveis nacional e internacional.

O evento teve início no Espaço Galileu, uma sala de visualização científica especial, na qual os “feras” assistiram uma palestra sobre Computação Científica e Visualização aplicadas a Engenharia, proferida pelo professor Luciano Barbosa.

Ao término da palestra, o vídeo institucional do LCCV foi apresentado e, em seguida, também foi exibido um vídeo em 3D, sobre o Prêmio Petrobrás de Tecnologia.

Bastante interessados e animados com as apresentações ocorridas no Espaço Galileu, os estudantes foram divididos em grupos e conheceram a infraestrutura do prédio, a exemplo das salas de: visualização, de aula, de projetos, de reunião, P&D, Linhas e Risers e Geomecânica. Além destas salas, os grupos também visitaram a sala da administração, acervo e secretaria do LCCV.

Durante todo o evento, os novos estudantes foram guiados por integrantes do Laboratório, os quais explicaram as características de cada uma das salas apresentadas, bem como a funcionalidade e especificidades do Cluster que compõe a GradeBR da Rede Galileu, um grid computacional formado pelos Clusters da Ufal, UFRJ, USP e PUC-Rio e com capacidade de 160 Teraflops.

A Rede Galileu é uma rede de alto desempenho, especializada em mecânica computacional e visualização científica, formada pela Ufal, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP); onde cada instituição possui um foco de trabalho diferenciado, de acordo com a especialidade de suas equipes.