Projeto de Engenharia Civil é vencedor regional do Prêmio Bitec
- Atualizado em
Roberta Batista-estagiária de Jornalismo
Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a empresa Borella Construções resultou no projeto vencedor da etapa regional da 9ª edição do Programa Bolsas Bitec, Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas. O projeto, que durou seis meses, é do aluno Marcell Gustavo Santos, orientando pelo professor Paulo César Correia Gomes, ambos do curso de Engenharia Civil.
Denominado de Análise Tecnológica de Argamassas com Resíduos “Classe A” provenientes da construção de edifício, o projeto consiste em avaliar, através de ensaios em laboratório, as características da argamassa (cimento, areia e água), que teve, paulatinamente, sua parcela de areia substituída por resíduos da construção civil.
Um comitê composto pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ AL), Hevio Vilas Boas, e pela equipe executora das bolsas Bitec em Alagoas: Elaina Sá e Zilda Rosa Ramos (IEL/AL), e Fábio Rosa Viana (Sebrae/AL), julgou os projetos.
A construção civil é um dos maiores geradores de resíduos sólidos, que são divididos em quatro classes: A, B, C e D. Para o projeto, os escolhidos foram os classe A, oriundos da etapa de estrutura de fechamento de edifícios, por ser a etapa da construção que gera o maior volume de resíduos e pelos autores conseguirem resumir os resíduos em dois: argamassas e blocos cerâmicos.
A ideia foi dividir o projeto em três etapas, a primeira consistiu em visitas e entrevistas para constatar como é feita a separação do resíduo pela construtora. Etapa que recebeu uma grande ajuda da empresa, que há um tempo já se importa com a separação correta do material em recipientes denominados bambonas, divididas em: papel, metal, plástico, madeira e outros materiais.
As segunda e terceira etapas foram realizadas no Laboratório de Estruturas e Materiais, Lema, do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas do Ctec. A primeira consistiu em levar os resíduos para o Lema para ensaios; a segunda, na substituição da areia pelo resíduo. Durante a execução da idéia, forma levadas em conta características como densidade, absorção de água, resistência mecânica e trabalhabilidade (consistência).
O projeto continua, mesmo depois do Prêmio, afirma Marcell Gustavo. “Agora, estamos trabalhando com outras características, como aderência e resistência na parede, também no laboratório, para isso iremos construir painéis e aplicar o produto”, complementa o a aluno.
Assista ao vídeo sobre o projeto.